Risco de agua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3187 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise de Risco em Recursos Hídricos e Saúde Pública no município de Jandaíra/RN

RESUMO

O presente projeto expõe de forma sintética, como pretendemos realizar atividade de pesquisa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus João Câmara, na área de Geografia e Meio Ambiente, com estudos voltados para o entendimento dos riscos do binômio, saúde pública x água,localizadas no município de João Câmara/RN, o qual desenvolver-se á com os alunos do ensino médio dos Cursos Técnicos de Cooperativismo e Informática.

ATIVIDADE DE PESQUISA

Introdução

A pesquisa oportuniza-nos estudar a inter-relação meio ambiente-água na população, situada no município de Jandaíra/RN. Por se tratar de um estudo descritivo, exploratório, quantitativo e qualitativo nos possibilitaconhecer um pouco mais sobre esse espaço que a partir do momento que é percebido e vivenciado por quem os freqüentam, transformam-se em lugar dando-lhes significado. O objetivo da pesquisa é analisar o risco ambiental em escalas espaciais e temporais, na referida população, verificando o comportamento dos vetores, doenças endêmicas vinculadas aos recursos hídricos.
Durante as estações chuvosas,o aqüífero sofre uma forte recarga, resultante de inundações e da infiltração das águas de superfície que se acumulam rapidamente nos baixios e em áreas de antigas lagoas.

Objetivo

* Analisar os riscos das diversas fontes poluentes que envolvem o binômico saúde pública x água tendo em vista uma melhor qualidade dos recursos hídricos e bem estar social.

Objetivos específicos
Conheceros recursos hídricos disponíveis no município, bem como determinar suas principais limitações e identificar as áreas mais contaminadas através da organização de uma base de dados dos pontos de água por setores censitários.
Avaliar as diversas fontes hídricas poluentes por setores censitários, classificando-as por grupos de risco e potencial de contaminação.
Montar uma base de dados consistentecom informações que permitam o diagnóstico ambiental da área (Dados gerados pela CAERN)
Avaliação da disponibilidade quali-quantitativa dos recursos hídricos superficiais, com indicações de regiões onde exista risco de comprometimento da qualidade e de ocorrência de espécies vetoras de doenças de veiculação hídrica e de importância sanitária;
Preservação Ambiental - Identificação de setorescensitários com risco de comprometimento da manutenção da qualidade da água em função dos vários usos das fontes, avaliando suas conseqüências sobre a saúde da população. Identificação e avaliação do estado de conservação das principais áreas de nascentes e de recarga dos aqüíferos com destaque para processos de contaminação.
Avaliação das condições de saúde da população, com ênfase às doenças deveiculação hídrica, por meio do levantamento, consolidação e análise de dados censitários e de saúde pública, relativos à mortalidade e morbidade, em particular a infantil, associadas às doenças de veiculação hídrica, através do levantamento de dados junto aos órgãos de saúde pública (DATASUS e Sec. de Saúde do RN).
Elaborar o modelo atual para o fornecimento de bases para o planejamento futurodo uso dos recursos hídricos e sobre os fatores intervenientes em sua gestão e de analise das relações doença X água.

ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS E A NATUREZA DA ÁREA DE ESTUDO
Criado pela Lei n° 3.036, de 27/12/1963, possui uma população total residente de 6.801 habitantes, dos quais 3.514 são do sexo masculino e 3.287 do sexo feminino, sendo que 1.529 vivem na área urbana e 1.221 na árearural. Com uma densidade demográfica de 15,60 hab/km2, o município tem na agropecuária e no comércio as principais atividades econômicas. (IBGE, 2010).
Localizado na mesorregião Agreste Potiguar e na microrregião Baixa Verde o município de Jandaíra/RN, visualizado na Figura 01 possui coordenadas geográficas: 5º 21’ 23” latitude Sul e longitude 36° 07’ 41” longitude Oeste. Limita-se ao Norte com os...
tracking img