Plasticidade dos solos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1331 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Mecânica dos Solos Professora: Gisela Azevedo M. Brasileiro

AULA 5-1 Plasticidade dos Solos
Aracaju-SE 2012

Introdução
Solos grossos - areias e pedregulhos, com pequena quantidade ou sem a presença de finos - o efeito da umidade nestes solos é negligenciado, - a quantidade de água presente tem um efeito secundário em seu comportamento

- pode classificar os solos grossosutilizando-se somente:
a sua curva granulométrica, o seu grau de compacidade e a forma de suas partículas.

- areias ou pedregulhos de iguais curvas granulométricas
comportam-se, na prática, semelhante

Isso não acontece nos solos finos
O conhecimento da curva granulométrica de tais solos não é suficiente para prever o seu comportamento na prática. Siltes, argilas e solos argilosos de mesmacurva granulométrica cujos comportamentos não sejam semelhantes. Nos solos finos, intervém, além do tamanho, a própria forma das partículas. A forma das partículas nos solos finos é tão importante, na definição do seu comportamento, quanto as suas dimensões. Pedregulhos e areias são arredondados ou angulosos, sempre de forma aproximadamente esférica. Já nas argilas os grãos têm forma lamelar,escamosa ou outras ainda mais diferentes.

As partículas dos solos finos estarão ligados entre si e à água por forças que lhes emprestarão uma resistência intrínseca, a qual é chamada coesão. Por isso os solos finos são chamados coesivos. Sendo lamelares as formas das partículas sólidas de tais solos, eles poderão deslizar umas sobre as outras, quando o solo é deformado por ação de uma forçaexterna, e a resistência a tal deformação, que acima foi chamada de coesão, dependerá do teor de umidade do solo.

Definição de Plasticidade É a propriedade de certos sólidos, que consiste na maior ou menor capacidade de serem moldados sob certas condições de umidade, sem variação de volume.
A plasticidade de certas argilas existe porque a forma lamelar de seus grãos permite um deslocamento relativodas partículas, sem necessidade de variação de volume, e essa propriedade dependerá também do teor de umidade da argila. As partículas que apresentam plasticidade são, principalmente, os argilo-minerais. Os minerais como o quartzo e o feldspato não desenvolvem misturas plásticas, mesmo que suas partículas tenham diâmetros menores do que 0,002mm.

A plasticidade de um solo é devida aosargilo-minerais, às micas e ao húmus existentes.

O teor de argilo-minerais na fração argila dos solos é, quase sempre, muito superior aos de mica e de húmus e, portanto, o estudo dos argilo-minerais deve merecer destaque.

Os argilo-minerais são, fundamentalmente, silicatos hidratados de alumínio, que apresentam plasticidade, permuta catiônica, dimensões geralmente inferiores a 2 mícron e formalamelar e alongada.

Estados de consistência x Limites de Consistência (Atterberg)

Estado líquido – solo com umidade muito elevada, se apresenta como um fluido denso.

Estado plástico – devido à evaporação da água, o solo endurece e, para um certo h = LL (limite de liquidez) ele perde a capacidade de fluir, porém pode ser moldado e conservar sua forma.
Estado semi-sólido – com a continuaçãoda perda de umidade, o estado plástico desaparece até que, para h = LP (limite de plasticidade) o solo se desmancha ao ser trabalhado. Estado sólido – continuando a secagem, ocorre a passagem gradual para o estado sólido, a partir de h = LC (limite de contração).

Determinação experimental dos limites de consistência
Limite de Liquidez (LL)
É a quantidade de umidade do solo no qual o solo mudado estado líquido para o estado plástico, ou seja, perde a sua capacidade de fluir LL é a quantidade de água na qual um corte padrão na amostra remoldada irá fechar à distância de 13 mm com 25 golpes.

Limite de plasticidade (LP)
É o teor de umidade no qual o solo começa a se fraturar, quando se tenta moldar com ele um cilindro de 3mm de diâmetro e aproximadamente da largura da mão (10...
tracking img