Rio + 20

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1133 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RIO + 20

O que é, quais foram os objetivos e quais seus resultados

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20, foi realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. É conhecida por esse nome, pois, marcou os vinte anos da realização da Rio – 92 que foi a Conferência das Nações Unidas sobre meio Ambiente e Desenvolvimento, contribuindopara definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.
A proposta do país de sediar a RIO + 20 se emoldurou nessa preferência, ao criar oportunidade para que todos os países das Nações Unidas se agrupassem, mais uma vez no Rio de Janeiro, para debaterem sobre os rumos do desenvolvimento sustentável para os próximos 20 anos.
Participaram nesse evento líderes dos 193 paísesque fazem parte da ONU. Esse evento marcou também os dez anos da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, que aconteceu em Johanesburgo, áfrica do Sul, no ano de 2002.
Durante esses dias, os chefes de Estado e de Governo, ativistas ambientais, cientistas e representantes de mais de 150 países trabalharam dois temas principais, sendo eles:
* Economia verde no contexto dodesenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza, e

* Estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.
Na RIO + 20, os líderes fizeram um balanço de tudo o que foi feito, nos últimos vinte anos, renovando assim o compromisso mundial com o desenvolvimento sustentável; avaliaram quais as lacunas que ainda existem na execução dos acordos internacionais; abordaram os novos desafiosemergentes e discutiram novas formas de recuperar os estragos que já fizemos em nosso planeta, sem deixar de progredir.
O Brasil foi responsável, pela coordenação das discussões e trabalhou para a formação de consensos e adoção de decisões concretas visando o objetivo do desenvolvimento sustentável.
Na RIO + 20, assim como ocorreu na RIO – 92, espera-se pensar o futuro. Além de refletir sobre as açõesadotadas desde 1992, deseja-se estabelecer as principais diretrizes para orientar o desenvolvimento sustentável pelos próximos 20 anos.
Tem o potencial de ser o mias importante evento de política internacional dos próximos anos. Essa conferência abarcou suas dimensões econômica, social e ambiental.
A resolução 64/236 de 2009, da Assembléia-Geral das Nações Unidas, sendo que o principal objetivoda RIO + 20 foi renovar e reafirmar a participação dos líderes dos países com relação ao desenvolvimento sustentável no mundo. A renovação desse compromisso político com o desenvolvimento sustentável se deu por meio de avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o contexto e o tratamento de temas novos e emergentes.
Essa Conferênciafoi composta por três momentos, primeiramente aconteceu a III Reunião do Comitê Preparatório, onde representantes governamentais se reuniram para as negociações dos documentos adotados na Conferência. No segundo momento aconteceram os Diálogos para o desenvolvimento Sustentável. E por último ocorreu o Segmento de Alto Nível da Conferência, onde compareceram diversos Chefes de Estado e de Governodos países membros da ONU.
Sob o tema “economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza” o desafio recomendado é o de pensar em um novo modelo de desenvolvimento que seja ambientalmente responsável socialmente justo e economicamente viável. Sendo assim essa economia deve ser a ferramenta para o desenvolvimento sustentável. Sob o tema da “estruturainstitucional” para o desenvolvimento sustentável, buscando aumentar a coerência na atuação das instituições internacionais relacionadas às colunas social, ambiental e econômico do desenvolvimento.
O resultado desta conferência não foi o esperado. Os empecilhos, entre os interesses dos países desenvolvidos e em desenvolvimento, frustraram as expectativas para o desenvolvimento sustentável do planeta. O...
tracking img