Ri politicas trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1461 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. capacidade de produzir bens e serviços, em grande variedade. Uma revolução nos transportes e nas comunicações, que encurtou o tempo e as distâncias.

2. Uma população mundial muitas vezes maior do que jamais antes na história da humanidade. Uma redução drástica da população agrícola, em face do êxodo maciço do campo e do aparecimento de cidades
3. a desigualdade econômica e socialvoltava a prevalecer no final do Século -- mesmo nos países mais ricos.

4. Queda dos grandes impérios coloniais e declínio da Europa como centro da civilização ocidental. Os europeus são hoje uma minoria decrescente, uma minoria cercada, erguendo barricadas contra a pressão da imigração das regiões pobres do mundo. Por outro lado, consolida-se a hegemonia mundial dos Estados Unidos (que tambémenfrenta a pressão da imigração, da América Latina).

5. A globalização das economias: uma economia mundial única, cada vez mais integrada, operando por sobre as fronteiras dos Estados, com predomínio das grandes empresas multinacionais. Os Estados-nação viram-se limitados em sua soberania pelas forças dessa economia transnacional
6. A economia cada vez mais dominada pelas grandescorporações

SECULO XIX
Ciência
A Primeira Revolução industrial provoca profundas mudanças na economia e na tecnologia.
O século se caracteriza por romper definitivamente com a fusão que a História havia tido com a literatura. Leopold von Ranke se compromete com a história crítica e cética. Se deixa influenciar pelas correntes filosóficas predominantes do momento, tais como o liberalismo e onacionalismo chegando a cair inclusive no etnocentrismo, racismo e particularmente no eurocentrismo. As reflexões sobre a sociedade de Saint-Simon produziram as tendências que modificariam as tendências historiográficas: O Positivismo e o Materialismo histórico, também influenciado pela dialética hegeliana. Ambas entendem que o comportamento da história se encontra submetido a leis. A primeira concebeo desenvolvimento da história como processos ordenados, a segunda o concebe como resultado de estratos sociais.
Medicina
O desenvolvimento da medicina se relaciona diretamente com a migração, superlotação das cidades e as precárias condições de vida da classe trabalhadora própria da Revolução Industrial. Sua consequência foi a proliferação das doenças infecciosas (sífilis, tuberculose) ourelacionadas com a má alimentação (pelagra, raquitismo, escorbuto). Esses problemas são cruciais para entender a origem da medicina social de Rudolf Virchow e o sistema de saúde pública de Edwin Chadwick que dariam lugar a atual medicina preventiva. A mesma Revolução Industrial, junto com numerosas guerras e revoluções, gerariam um desenvolvimento científico generalizado que contribuiria com ainstauração de condições técnicas para o triunfo da assepsia, da anestesia e da cirurgia.
As Revoluções burguesas, promovendo cidadãos livre-pensadores, constróem uma nova medicina científica e empírica, desligada do místico e artesanal. Se culmina com a opressão dos velhos cânones éticos do absolutismo e o catolicismo instaurando novos cânones, novos calendários. O século XIX verá nascer a medicinaexperimental de Claude Bernard, a teoria de "Omnia cellula a cellula" de Rudolf Virchow, a teoria microbiana, a teoria da evolução das espécies de Charles Darwin, e a genética de Gregor Mendel.
* Descoberta da sepsis puerperal por Ignacio Felipe Semmelweis.
* Identificação dos micro-organismos como causadores das doenças infecciosas, por Louis Pasteur e Robert Koch
 Invenções
* Locomotiva:Richard Trevithick, 1804.
* Fonógrafo: Thomas Alva Edison, 1878.
* Lâmpada incandescente: Heinrich Göbel, 1854.
* Fotófono: Alexander Graham Bell e Charles Sumner Tainter, 1880, permitia a transmissão do som por meio de uma emissão de luz.
* Cinematógrafo: Irmãos Lumière, 1894, projetor cinematográfico.
* Vitascópio: Thomas Alva Edison ,1896.
* Toca-discos: Emile...
tracking img