Rh treinamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 41 (10062 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


À medida que os conceitos de administração e de organização mudam, também mudam os conceitos de treinamento. Para compreender e lidar com o comportamento dos empregados é mais válida a abordagem da organização como um “sistema social” do que como um sistema mecânico de habilidades técnicas dirigido por regras racionais. Os fatores que influenciam o desempenho e a eficácia daorganização incluem não apenas as habilidades individuais ou os métodos de trabalho, mas também o funcionamento global da organização como um sistema de partes interdependentes.

Algumas características que influenciam o desempenho dos empregados incluem a qualidade da comunicação em todas as direções, clareza e aceitação dos objetivos individuais e organizacionais, cooperação entreunidades lateralmente dispostas, níveis de confiança, distribuição e uso do poder, eficácia na resolução de conflitos intra-organizacionais, e adaptabilidade à mudança. Os dirigentes das empresas costumam esquecer que os objetivos permitem não somente guiar as ações, mas também estimulá-las. De maneira resumida, objetivos servem para as seguintes finalidades da empresa: fornecem às pessoas umsentimento específico e adequado de seu papel na empresa; dão consistência à tomada de decisão entre grande número de diferentes administradores; estimulam o empenho e a realização baseada em resultados esperados; e fornecem a base para as ações corretivas e o controle. Pode-se concluir que uma adequada administração começa com o estabelecimento ou, pelo menos, com a compreensão nítida dos objetivos edesafios a serem alcançados. Para serem úteis, os objetivos devem ser mais do que palavras; devem ter significado concreto para o executivo com o objetivo de obter sua participação ou dedicação de forma real. Uma empresa pode ter diversos objetivos e uma das tarefas do executivo é determinar o grau de importância de cada um deles. A crescente interdependência econômica entre países e redes deempresas, a evolução tecnológica, a proliferação do uso das redes digitais como meio de comunicação, a recomposição de empresas por meio de fusões, aquisições e alianças estratégicas, estão gerando transformações em nosso modo de vida contemporâneo, reconfigurando setores e empresas em toda parte, acarretando profundas mudanças no mapa dos negócios e em nosso modo de conceber estratégias.

Mais doque nunca, construir estratégias significa algo mais do que criar empresas competitivas. Significa também desenvolvermos nossa capacidade de sonhar e de construir o futuro, para darmos sentido à vida das empresas como organismos vivos, do mesmo que procuramos dar sentido a nossa própria existência. Para navegar nesse espaço novo e desafiante, estamos aprendendo a conciliar plano, projetos esonhos empresariais com as possibilidades reais do mapa dos negócios, com o contexto de incerteza e volatilidade e com o "caos organizado" em que atuamos.


































































Capítulo I

Sistema Organizacional


Transformação - I


Outra maneira de estudar um sistema éfocalizar o seu processo de transformação, uma vez que as organizações estão, de uma forma ou de outra, envolvidas com a manipulação de recursos. Desse modo, alguns autores concebem a organização como um sistema sociotécnico. A organização tem uma dupla função: técnica (relacionada com a coordenação do trabalho e execução das tarefas com a ajuda da tecnologia disponível) e social. Quase sempre, é atecnologia que determina o tipo de características humanas necessárias à organização:

Engenheiro e especialistas para a tecnologia computacional ou empregada braçais para a execução de construções civis. Tanto os conhecimentos, como a experiência anterior, as qualificações pessoais, as habilidades e destrezas são aspectos dependentes da tecnologia utilizada pela organização. Todavia, o...
tracking img