Rh - perguntas frequentes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4472 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Toda e qualquer organização tem objetivos a serem alcançados, para isso
necessita de pessoas que atinjam esses objetivos .
O que cada pessoa deve fazer no trabalho a ser executado, é determinado pelo cargo que ocupa; todas as funções, tarefas e responsabilidades estão contidas no
seu cargo. É primordial que as organizações tenham as especificações detalhadas
de todos oscargos que a compõem.
A Análise de cargos tem o objetivo de conhecer profundamente todos os
aspectos que compõem o cargo, a partir de um exame minucioso e de posse
de todas as informações necessárias sobre o cargo, segue se para a etapa seguinte, que é a descrição do cargo.
Em um âmbito sobre as especificações, análise e descrição de cargos é importante salientar a conceituação parainterpretar de uma maneira correta a tomada de decisão, tendo como exemplo um modelo de entrevista e um questionário onde será feita a colheita de informações sobre os cargos, para montar uma descrição de cargo detalhada com as relações, responsabilidades e experiências exigidas e com o propósito de fazer um mapeamento das especificidades do cargo para estar redesenhando a estrutura e coligindo conformeo desempenho de cada um, tornando-o mais flexível e mutável.
Para atingir o objetivo tanto do empregado quanto do empregador, ambos estarem satisfeitos e aptos a ter novas idéia e esperar bons resultados.









Pimenta Bueno
2012

2. CONCEITO DE CARGO

Os cargos requerem maior flexibilidade e participação contínua das pessoas transformando-as em equipes multidisciplinaresmutáveis com o ambiente.
O cargo pode-se analisar numa maneira global onde todas as atividades são executadas por um ocupante e que se situa em uma posição no organograma organizacional.
A posição do cargo mo organograma define o nível de hierarquia do ocupante como a quem reportará e sobre quem exercerá autoridade que pode ser localizado num departamento ou divisão.


2.1 DESENHO DE CARGOSEnvolve-se a especificação do conteúdo de cada cargo, dos métodos de trabalho e das relações com os demais cargos. O desenho de cargos constitui na maneira como cada cargo é estruturado e dimensionado, dentre disso precisa-se definir quatro condições básicas:
- Qual é o conteúdo do cargo, ou seja, o conjunto de tarefas ou atribuições que o ocupante desempenhará;
- Quais são os métodos eprocessos de trabalho, ou seja, como as tarefas deverão ser desempenhadas;
- A quem o ocupante do cargo deve prestar responsabilidade, isto é, quem é o seu superior imediato;
- Quem o ocupante do cargo deverá supervisionar ou dirigir autoridade, ou seja, quem serão os seus subordinados.
O desenho de cargos (envolve a especificação do conteúdo de cada cargo, dos métodos de trabalho e das relaçõescom os demais cargos, é o processo de organizar o trabalho através das tarefas que são necessárias para desempenhar um cargo específico.



Pimenta Bueno
2012
Desenho de cargos envolve o conteúdo do cargo, as qualificações do ocupante e as recompensas para cada cargo no sentido de atender às necessidades dos empregados e da organização, o desenho de cargos é a informação utilizada paraestruturar e modificar os elementos, deveres e tarefas de determinados cargos.

2.2 MODELOS DE DESENHOS DE CARGOS
Os modelos de desenhos de cargos existem três tipos:
• O Clássico - foram criados pelos engenheiros da Administração Científica com certos princípios de racionalização do trabalho para projetar cargos, definir métodos padronizados, treinar as pessoas para obter máxima eficiência eusavam incentivos salariais para assegurar a adesão aos métodos de trabalho.
• O Humanístico - é denominado pelas relações humanas através da experiência de Hawthorne, tendo o objetivo de substituir a engenharia industrial pelas ciências sociais, a organização formal pela informal, a chefia pela liderança, etc.
• O Contingencial - representa a abordagem mais ampla e complexa pelo fato de...
tracking img