Rfid

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7175 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RFID


1. Descrição do Produto

O RFID (Radio-Frequency Identification) trata-se de um método de identificação automática através de sinais de rádio, recuperando e armazenando dados remotamente através de dispositivos chamados de tags RFID.
Essa tecnologia é composta de equipamentos (leitores, antenas) e tags (etiquetas) que se comunicam através da radio frequência desta forma enviandoinformações através de um software para o usuário final.
A frequência utilizada neste sistema pode varia de 125 KHz a 13,56 MHz. O mais comum é o de 125 KHz que compreende todos os cartões de proximidade, etiquetas eletrônicas, chip´s para rastreamento de animais.
O princípio de funcionamento da tecnologia RFID é uma fonte, normalmente chamada de antena/leitora, emite uma onda de rádiofreqüência, podendo ter diferentes comprimentos de onda. Um outro componente, chamado transponder, tag ou mesmo de etiqueta RFID, ao receber o sinal da antena/leitora, responde emitindo um sinal que por sua vez é identificado pela fonte emissora.

2. Características Técnicas do Produto

1. Arquitetura

Existem dois tipos de etiquetas RFID: passiva e ativa.
Passiva – Estas etiquetas utilizam arádio frequência do leitor para transmitir o seu sinal e normalmente têm com suas informações gravadas permanentemente quando são fabricadas. Contudo, algumas destas etiquetas são “regraváveis”.
[pic] [pic] [pic]

Ativa – As etiquetas ativas são muito mais sofisticadas e caras e contam com uma bateria própria para transmitir seu sinal sobre uma distância razoável, além depermitir armazenamento em memória RAM capaz de guardar até 32 KB.
[pic] [pic] [pic]

Semi-passivos
O tag semi-passivo também usa bateria mas utiliza o backscattering como meio físico.

Antenas em aplicações RFID
Uma antena RFID transmite uma onda que possui características tanto magnéticas quanto elétricas, e é por isso chamada de onda eletromagnética. Utilizara mesma antena em circunstâncias diferentes não garante as melhores taxas de leitura, além de nem sempre oferecer o necessário para determinada área.
Seguem os três tipos diferentes de antenas RFID:

Antena de polarização linear (antena dipolo): nela, a onda eletromagnética se propaga inteiramente em um único plano (vertical ou horizontal), na direção do sinal de propagação. Quando aorientação da tag é conhecida e fixa, este é o melhor tipo de propagação de onda. Neste caso, a antena e a tag RFID devem estar em polarizações correspondentes, a fim de obter assim uma melhor leitura. 
[pic]

Antena de polarização circular (hélice, patch e dipólos cruzados): a onda eletromagnética se propaga em dois planos, criando um efeito circular, semelhante a um saca-rolhas.  Dessa forma, ocomprimento de onda faz um giro completo. Desde que a antena RFID continue a emissão, o campo de rotação eventualmente cobrirá qualquer tag em seu caminho. Esse é o melhor tipo de antena a ser utilizado quando a orientação da tag é desconhecida.  No entanto, nesse caso são perdidos no mínimo 3 decibéis, quando comparado à antena de polarização linear.
[pic]

Antena de polarização circular monoestáticaou circular biestática: 
- A monoestática é o tipo mais comum de antena RFID. Possui uma porta comum para transmitir e receber sinais. 
- Na biestática são utilizadas duas antenas RFID no mesmo espaço físico, com uma porta para transmitir sinais e outra para receber.  
[pic]

Controlador para gerenciar a comunicação - Gerencia a comunicação entre a Antena e um computador ou a rede decomunicação dos PLCs.

2. Limitações Técnicas

As limitações técnicas atualmente para o RFID são:
Preços muito elevados;
Pode ocorrer colisão de etiquetas quando muitas se encontram num espaço relativamente pequeno;
Podem ocorrer problemas de segurança porque uma etiqueta não consegue distinguir um leitor de outro;
Podem ocorrer problemas de privacidade.

3. Possibilidades da...
tracking img