Leis de kirchhoff

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (858 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Senai Mariano Ferraz Eletrcidade

Leis de Kirchhoff

Amilton Barbosa Francisco André Rezende da Silva

28/05/09

Leis de Kirchhoff Objetivo: Verificar na prática as duas Leis deKirchhoff Introdução Teórica: Leis de Kirchhoff As leis de Kirchhoff são utilizadas para solução de circuitos, desde os mais simples até os mais complexos com várias malhas e vários geradores de tensãoou corrente. Porém é necessário conhecer definições utilizadas nas leis. 1° Nó Nó é o nome dado a o ponto de ligação entre três ou mais componentes. Exemplo:

R2 R1 Nó

R3

2° Ramo É definidocomo sendo, o trecho de circuito, compreendido entre dois nós. Exemplo:
NóA R1 R4

V1 R2

R3

R6

R5 NóB

A partir do circuito temos: Ramo1: V1; R1; R2.

Ramo2: R3 Ramo4: R4; R5; R6. Obs:Teremos sempre uma corrente distinta para cada ramo de um circuito. 3° Malha Malha é o nome dado a um subcircuito que podemos obter do circuito principal. Exemplo:
R1 R4

Malha A: V1; R1; R2; R3.Malha B: R3; R4; R5; R6. Malha Externa: V1; R1; R4; R5; R6; R2. Sentido de tensão e corrente: A. Geradores: B. Receptores:

↑I



I

↑V
1° Lei de Kirchhoff

↑V

Para Geradores V e I temsentidos iguais. Para Receptores V e I tem sentidos opostos.

Também conhecida como lei dos nós tem o seguinte enunciado. “A soma algébrica das correntes em um nó, sempre será igual a zero.” Obs:Para definir o sinal algébrico da corrente, usaremos com convenção que, as correntes serão positivas(+), quando chegam a o nó, e negativas quando saem do nó. Exemplo:

R2

IA R1 IB R4

IC

R3Aplicando a 1°lei de Kirchhoff, teremos: IA+IB-IC=0 Transformando matematicamente temos: IA+IB=IC 2° Lei de Kirchhoff Também conhecida como lei das malhas, tem o seguinte enunciado. “A soma algébricadas tensões em uma malha fechada será sempre igual a zero”. Obs: Para definir o sinal algébrico das tensões, será adotado um sentido de percurso na malha (horário o u anti-horário). As tensões que...
tracking img