Foruns economicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1956 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Este Trabalho Acadêmico tem por Objetivo definir o Conceito e principalmente demonstrar a criação de “fóruns econômicos“ como Cepal (Comissão Econômica para América Latina) a OMC (Organização Mundial do Comércio) e G20, e com isto mostrar como eles podem influenciar na economia mundial, mudando as diretrizes e até mesmo estabelecendo novos modelos políticos econômicos .Ao longo do desenvolvimento iremos explorar os principais pontos destes “fóruns” tais como; Cepal que acredita que a industrialização é o principal passo para a superação do subdesenvolvimento dos países latinos americanos, e os estados membros são encarregados de fazer uma análise integral dos processos de desenvolvimento dos países, enquanto a OMC - Organização Mundial do Comércio, sediadaem Genebra, Suíça, tem como missão facilitar, ampliar e estabelecer as “regras do comércio” entre seus 150 Estados membros. Para isso, a organização busca a liberalização do comércio, atuando também como um fórum para que representantes de diferentes governos discutam acordos e resolvam possíveis disputas, falaremos ainda do G 20, que une ministros das finanças e governadores de bancos centrais de19 países mais a União Européia.
A iniciativa da sua criação pertenceu ao G8, o grupo dos 8 países mais ricos do mundo, após as sucessivas crises financeiras dos anos 90.

Portanto perceberemos que de forma diferente estes “fóruns econômicos agem no mesmo sentido de promover o crescimento na economia, buscando sanar seus principais problemas.

CEPAL - Comissão Econômica paraAmérica Latina e o Caribe

O CEPAL, mais conhecido como Comissão Econômica para América Latina e o Caribe foi criada pelo Conselho Econômico e Social das Nações Unidas em 1948. Com o objetivo de incentivar a ajuda econômica entre seus membros, o conselho faz parte do grupo de cinco comissões econômicas da Organização das Nações Unidas (ONU), e possuem quarenta e quatro estados e oito territóriosnão independentes como membros.
Além dos países da América Latina e o Caribe, fazem parte da comissão países como o Canadá, França, Japão, Países Baixos (Holanda), Portugal, Espanha, Reino Unido, Itália e Estados Unidos entre outros, pois muitos destes países possuem vínculos históricos, econômicos e culturais com a região latina americana.
O CEPAL acredita que a industrialização éo principal passo para a superação do subdesenvolvimento dos países latinos americanos, e os estados membros são encarregados de fazer uma análise integral dos processos de desenvolvimento dos países. Estes estados membros, a cada dois anos se reúnem para debater temas relacionados com o desenvolvimento econômico e social da região e discutir a atuação da comissão nos dois anos anteriores erealizar planejamentos e definir quais perspectivas para o próximo biênio.
O trabalho realizado pelo CEPAL para o apoio aos países tem se agrupado em divisões, unidades e serviços a seguir: Divisão de Desenvolvimento Econômico, Divisão de Desenvolvimento Social, Divisão de Desenvolvimento Produtivo e Empresarial, Divisão de Desenvolvimento Sustentável e Assentamentos Humanos, Divisão de RecursosNaturais e Infra-Estrutura, Divisão de Estatística e Projeções Econômicas, Divisão de População e Desenvolvimento, Divisão de Comercio Internacional e Integração, Divisão de Planejamento Econômico e Social (ILPES), Unidade da Mulher e Desenvolvimento, Unidade de Estudos Especiais, Unidade de Recursos Naturais e Energia, Unidade de Transporte, Unidade de Serviços de Informação, Biblioteca, SedesSub-regionais e Escritórios Nacionais.
Através destas unidades ou divisões citadas o CEPAL, nos últimos anos tem se dedicado exclusivamente aos desafios de se obter o crescimento sustentável como de obter uma sociedade cívica e governos democráticos, sendo questionados o papel da política social, os aspectos ambientais e demográficos e a estratégia educativa.
O CEPAL está envolvido...
tracking img