Rf de cmo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1262 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA

REPOSIÇÃO FINAL DE CULTURA E MUDANÇA ORGANIZACIONAL

CLAUDENICE MACEDO RODRIGUES

IMPERATRIZ – MA
2013

QUESTÕES
1. Discorra acerca das mudanças observadas nas organizações contemporâneas, tomando como ponto de referência o conceito de territorialização?
A organização pública contemporânea é compreendidaatravés de sua história e contexto, voltando para as origens do Estado e da sociedade. As origens da ciência da administração não vieram apenas dos escritores americanos, mas também dos europeus, resultando na influência estrangeira tanto na produção intelectual, seja na formação profissional, inclusive dos agentes públicos, seja na apropriação tecnológica mais direta, quanto nos elementosculturais que moldam as práticas gerenciais vigentes.
A maioria dos países revelam forte dependência da produção estrangeira, principalmente norte-americana.
2. Por que as empresas, normalmente, adotam políticas e procedimentos, sem considerar os costumes e hábitos da cultura da comunidade interna da organização?
Entre os maiores desajustes que se observam no processo administrativo está o descompassoentre decisões normativas e as realidades culturais que identificam a personalidade da comunidade interna. É bastante comum a adoção de políticas, rotinas, procedimentos, sem se levar em consideração os usos, costumes, comportamento, hábitos, peculiaridades e manias que tipificam a cultura dos agrupamentos humanos.
Tem-se a impressão de que as organizações tendem a assumir posições homogêneas,balizadas em um mesmo tipo de referencial, qual seja, a lógica da produção, quando outros valores projetam influência sobre o tecido empresarial, como a complexidade da vida grupal, a variedade de tipos, a história da empresa, a localização da unidade produtiva, o modelo de organograma, as características dos produtos fabricados e os serviços realizados.
As empresas modelam, portanto, uma cultura,aqui definida como a somatória dos inptus técnicos, administrativos, políticos, estratégicos, táticos, misturados às cargas psicossociais, que justapõem fatores humanos individuais, relacionamentos grupais, interpessoais e informais.

3. Comente a citação: “Cada cultura é diferente de outra, mesmo que, eventualmente, se possa isolar componentes iguais a todos”.
Cultura assim definida não é,como infelizmente muitos ainda insistem em defender, o resultado exclusivo da estrutura formal da organização. A rede informal, aferida, sobretudo, pelas expressões de espontaneidade, descontração e laços informais, é a outra ponta do sistema cultural.
A cultura é um conjunto complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, o direito, os costumes e as outras capacidades ou hábitosadquiridos pelo homem enquanto membro a sociedade (TYLOR, 1871, p.1)
Assim, a cultura é uma definição de hábitos e crenças, entre outros fatores, que juntos criam um caráter único, ou seja, a cultura vai muito além do determinismo geográfico ou biológico. O comportamento dos indivíduos, dependem de um aprendizado, ou seja, a educação diferenciada de cada indivíduo, por intermédio de seus valores.A cultura consegue fazer uma ligação entre as pessoas, seus pensamentos e maneiras que estas tem em comum e, de forma generalizada, criando uma identidade como um conjunto de técnicas industriais, convenções, traços físicos e até mesmo valores que podem compartilhar diversos grupos, que possuem uma visão de interdependência entre história, estrutura social, condições de vida e experiênciassubjetivas das pessoas.
Além do que uma determinada localidade é formada a partir de uma necessidade do ser humano de designar parâmetros para a sua existência. Contudo, os indivíduos acabam por estruturar suas vidas de maneira condizente ao local que habitam, possuindo crenças e costumes semelhantes às outras pessoas que vivem no mesmo ambiente e, por sua vez, um comportamento em comum, fazendo...
tracking img