Elementos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1616 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A diferença entre a luz e o som


Os sons e as cores do mundo chegam até nós como energia, na forma de ondas sonoras e de luz. Em alguns casos, os dois são muito parecidos. Sua energia vai de um lugar para outro por meio de ondas. A energia da luz do Sol aquece a terra, bronzeia a pele e faz crescer as plantas. A energia das ondas sonoras – como o estrondo de um jato a quebrar a barreira dosom – pode estremecer prédios e espatifar vidraças.

Em outros casos, som e luz são diferentes. O som só pode se propagar através da matéria: gases, como o ar; líquidos e sólidos. A luz também pode se propagar no vácuo. A luz das estrelas que vemos hoje viajou milhares de anos antes de chegar aos nossos olhos. Um raio libera grandes porções de energia em som e luz.

Em períodos de festa juninaos fogos de artifícios são muito utilizados pelos foliões, que comemoram suas devoções junto aos estrondos e luminosidade dos “foguetes”. 
O estouro do foguete produz uma luz e um som, se estamos a certa distância do local da festa conseguimos ver a luz e depois escutamos som do “foguete”. 
Em uma tempestade, antes de ouvirmos o barulho do trovão vemos o clarão do relâmpago. Por que vemosprimeiro a luz e depois ouvimos o som? 

Isso acontece porque a velocidade da luz é muito superior à velocidade do som. Temos que a velocidade da luz é de aproximadamente 300.000 Km/s e a velocidade do som aproximadamente 340 m/s (1224 Km/h). O barulho do trovão é uma onda sonora produzida pelo movimento das descargas elétricas na atmosfera

As características e aplicações das radiações invisíveis doespectro eletromagnético

Transmissão de energia na forma de ondas, contendo um componente elétrico e outro magnético, por ser produzida pela aceleração de uma carga elétrica em um campo magnético. O espectro da radiação eletromagnética engloba a luz  visível, os raios gama, as ondas de rádio, as microondas, os raios x, ultravioleta, infravermelho. Esses nomes indicam áreas do espectrodivididas com fins didáticos e práticos, pois o espectro é contínuo e não há diferenças abruptas entre as formas de radiação e todas são basicamente o mesmo fenômeno físico. Por exemplo, todas irradiam-se pelo espaço com a mesma velocidade, conhecida como “velocidade da luz”, de cerca de 300 mil km/s. As diferenças estão no comprimento das ondas e na freqüência da radiação, que fazem com que tenhamdiferentes características, como o poder de penetração dos raios X ou o aquecimento do infravermelho. Uma fonte de radiação, como o Sol, pode emitir luz dentro de um espectro variado. Por exemplo, decompondo-se a luz solar com um prisma é possível ver um espectro de cores, como as do arco-íris. Outras são invisíveis ao olho humano mas detectáveis por instrumentos.  

A relação entre a camada deozônio e a radiação solar

As moléculas de oxigênio comum são constituídas de dois átomos de oxigênio ligados entre si; mas as moléculas de ozônio apresenta um terceiro átomo frouxamente ligado a esses dois. O terceiro átomo pode ser separado com facilidade da molécula, combinando-se com outras substâncias.
O gás ozônio, por essa razão, é um gás quimicamente ativo.
Cada relâmpago converte parte dooxigênio em ozônio. O gás é também formado por centelhas elétricas, com as produzidas em motores. O ozônio comercial é fabricado em um aparelho chamado ozonizador.
A fórmula química do ozônio é, portanto, O3 e seu peso molecular é 47,998. O ozônio concentrado apresenta coloração azul-clara. À pressão atmosférica , o gás se liquefaz a -111,9 º C e congela a -193 º C. A radiação de energia muitoelevada sobre o oxigênio da atmosfera terrestre converte parte dele em ozônio.
O ar da atmosférico, ao nível do mar, apresenta em média 1 p.p.m. (parte por milhão ) de ozônio, mas a uma altitude de 24 Km, existe uma camada mais concentrada de ozônio.
Esta camada contém cerca de 6 p.p.m. de ozônio ; é ela que protege a Terra da maior parte da irradiação solar de luz ultravioleta danificam os...
tracking img