Rezenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1432 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Liderança transformadora : A Articulação dos Movimentos de Transformação

O texto aborda um tema bastante contemporâneo, apesar e ter sido inserido no contexto social os principais conceitos no final dos anos 70. Trata-se da Liderança Transformadora.

Esse tipo de liderança é chave de sucesso da organização em movimento. O líder transformador tem a capacidade de observar e canalizar todaenergia gerada pelos seus subordinados para o desenvolvimento e crescimento da empresa.

Existem duas principais fontes de energia que movimento as pessoas: O medo e a expiração.
Neste modelo não existe espaço para o medo cronico,para o medo de que detêm mais poder. Praticas gerenciais que ampliam a autoconfiança e as competências do indivíduo lhe trazem maior sensação de poder, o qual ganhaefetividade.

Líder, gestor e dirigente: Oque os diferencia?

Existe uma grande discussão a cera do que diferencia um líder de um gestor e dirigente. O gestor ocupa uma posição formal na hierarquia . Portanto ,se você tem um cargo formal de “ chefia” e é responsável por outras pessoas,é um gestor.

O Líder opera com energia que mobiliza a empresa. Ou seja ,seu foco está em dimensõesgeram, ou não, a energia mobilizadora para o processo de transformação.

O conceito de dirigente não está relacionado ao topo da hierarquia. Pessoas de qualquer nível hierárquico podem ser dirigentes na sua esfera de atuação,basta trabalhar integrando as tarefas com as relações e ter coragem de mudar o fluxo natural ,nem mesmo na das coisas. O dirigente não opera apenas na manutenção,na melhoriacontinua.

Nem mesmo na mudança radical seu foco é apenas estrategia,processo e estrutura.

Quais são os traços comuns entre grandes líderes?

Estudos buscaram identificar as aptidões e habilidades do líder de sucesso. Alguns deles indicam que há poucos características comuns entre os perfis dos lideres que se destacam no mundo organizacional.

Visão de futuro, capacidade decompartilhar sonhos e de criar significado.

Credibilidade. O líder age inspirado por valores como justiça e gera confiança.

Relacionamento mobilizador. Ao relacionar-se tem a capacidade de mobilizar o coração e a alma das pessoas; para obter isso um dos principais requisitos é comunicação competente.

Comportamento agridoce.

Auto grau de autoconhecimento.


Um zoom nas principaiscaracterísticas do Líder transformadora

O significado de cada uma das palavras utilizadas na definição desses traços difere nas diversas partes do mundo.

Em síntese ,o que mobiliza a alma e o coração dos brasileiro pode ser diferente do que mobiliza a alma e o coração de outros povos.






Visão sonho e significado

Os Lideres transformadores tem a habilidade de persuadirpessoas ,por construir uma visão ,um sonho,uma causa,um projeto de trabalho, um quadro de referencia desafiador.

Os lideres transformadores enxergam além do horizonte do tempo,ouvem além de ruídos que todos escutam,imaginam as oportunidades: visualizam o resultado na “tela de sua imaginação” e essa imagem impulsiona a energia de construção. O compartilhamento de aspirações que produz esseentusiamos ,essa mobilização ,nas pessoas.

O desempenho de excelência surge quando o líder é capaz de estimá-las do ponto de vista intelectual, capacitando -as para superar seus limites.

Inspiração vem do coração e gera paixão. Entender as aspirações das pessoas e conhecer seus valores e expectativas contribui para que o líder modele uja visão compartilhada e crie significado para as pessoas.A produção de resultados de excelência é objeto central da pactuação. O líder modela o ambiente , a cultura da organização ,de forma que seja estimulante para que os indivíduos desejem oportunidade s de aprendizagem,crescimento profissional e realização.

O dia dia corporativo ainda é bastante focado em tarefas e atividades , em vez de se basear numa concepção que tenha como primissa a...
tracking img