Rezenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (427 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Especialização em Gestão Pública

RESENHA: Texto : COSTA, Frederico L. Brasil: 200 anos de Estado; 200 anos de administração pública; 200 anos de reformas. RAP, Rio de Janeiro 42 (05), set/out,2008.

No artigo o autor propõe preencher uma parte da lacuna deixada na comemoração do bicentenário da chegada da família real portuguesa ao Brasil, que segundo o mesmo foram poucos osencontros, discussões e publicações em torno dos “200 anos” que procuraram destacar a questão da constituição do Estado nacional e da formação da administração pública brasileira. Relembrando a vinda da corteportuguesa para o Brasil foi o episódio da história do Brasil em que a família real portuguesa e a sua corte se radicaram no Brasil, entre 1808 e 1820. Posteriormente, após 1822, alguns destesvoltaram a Portugal.
E neste sentido, tendo em vista a comemoração do bicentenário, ele oferece um rápido panorama da história das transformações por que têm passado a administração públicabrasileira, destacando as mudanças planejadas, os esforços de reforma do aparelho de Estado. Ele assim, procura enfatizar três grandes reformas que se sucederam a partir de meados dos anos 1930, separadasentre si por intervalos de 30 anos — 1937, 1967 e 1995 (ou 1998, ano da promulgação da Emenda Constitucional número 19).
Partindo do pressuposto de que é impossível entender as recentes transformaçõesdo Estado, da organização governamental e da administração pública sem procurar reconstruir os processos de formação e diferenciação histórica do aparato estatal, o autor apresenta uma análise nodecorrer histórico da administração pública no país, partindo da construção do Estado nacional, passando pela Republica Velha e sua burocratização, até chegar às ditas reformar administrativas. Inicia coma reforma administrativa da Nova República, no qual segundo o autor o Tancredo Neves promoveu uma pequena reforma administrativa destinada a acomodar os interesses das diversas facções políticas...
tracking img