Revolucao industrial alema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1115 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Introdução
O presente trabalho apresentado a disciplina de Historia Econômica Geral, ministrado pelo professor Alexandre Mendes Cunha, possui como tema a retardatária Revolução Industrial Alemã. Abordaremos esse assunto através de três tópicos centrais: A conjuntura sócio econômica da Alemanha pré industrial; O processo de unificação alemã e a consolidação da indústria no país; e Asconsequências históricas da industrialização na Alemanha.
Como estudantes do primeiro período de Ciências Econômicas, este estudo é de suma importância para compreendermos as diferentes linhas históricas dos processos industriais de diversos países . Acreditamos que esta compreensão é essencial para um melhor entendimento do mundo atual.


2 Desenvolvimento

2.1: A conjuntura sócio econômica daAlemanha pré industrial

Para compreendermos o processo industrial alemão é necessário primeiramente realizar uma reflexão sobre a formação deste Estado. Anterior a sua unificação, a Alemanha era um conjunto de estados economicamente atrasados que formavam um conglomerado politico na região central europeia. Segundo, Kemp (1976), a estagnação econômica sofrida pela região que viria a se tornar aAlemanha como consequência da Guerra dos Trinta Anos e principalmente das divisões politicas consagradas pela Paz de Westfalia em 1648 pode nos explicar a disparidade de desenvolvimento econômico existente entre a Alemanha(1) e as regiões vizinhas do oeste europeu.
A respeito da estrutura social e ao regime politico existiam grandes diferenças nas diversas regiões alemãs. As diferenças na formade exploração da terra mostravam isso claramente. No oeste alemão a terra era cultivada pro camponeses livres que pagavam aos senhores em forma de tributos ou de excedente, as obrigações legais e trabalhistas dos camponeses para com seus senhores já haviam sido extinguidas a tempos por governantes interessados em debilitar o poder dos senhores e em aumentar a a quantidade de impostos arrecadados.Qualquer resquício de exploração feudal nessa região havia sido eliminado com a invasão francesa, todavia não havia existido uma grande distribuição de terra e os grandes proprietários permaneciam muito poderosos e constituíam a principal base de suporte a monarquia dos Hohenzollern. Já no leste Alemão a situação era muito diferente, lá ainda existia uma prevalência da mão de obra servil e todaterra pertencia aos senhores feudais, os Junkers.(Kemp, 1976)
Apesar da situação atrasada do país, segundo Kemp(1976) , a Alemanha não poderia ser classificada como subdesenvolvida no sentido moderno da palavra pois a tempos já vinha contribuindo para o avanço tecnológico europeu. Seus portos, cidades comerciais e bancos eram fortes atores na economia europeia, e suas contribuições para aliteratura,musica e ciência eram de grande importância. Também foram os alemães os responsáveis pelas exigências da reforma protestante que levou a uma grande aumento da autonomia dos estados frente a Igreja Católica.
Como citado anteriormente, foi devido às divisões politicas promovidas pela Paz de Westfalia que provocaram o atraso econômico da Alemanha diante dos demais países europeus, e foi à partirda unificação desses estados que a economia alemã pode se desenvolver livremente.


2.2 O processo de unificação alemã e a consolidação da indústria no país (Meados do século XIX ao principio do século XX)
Pode-se considerar que o inicio do processo de unificação foi marcado pela criação de uma espécie de união aduaneira, a Zollverein, que incluía 18 dos 39 estados da Federação Alemã. Nessetratado são abolidas inúmeras tarifas internas e é criado uma tarifa externa comum, aonde os estados signatários são representados pela Prussia frente aos países estrangeiros com o objetivo de consolidar e expandir o comercio e a indústria nacional.( Braga,p.197, 1999).
Em 1846 a criação do Banco Real de Berlin , que posteriormente se tornou o Banco da Prussia, foi responsável pela...
tracking img