Processamento de imagens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1697 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE CORREÇÃO AUTOMÁTICA DE PROVAS DO TIPO MÚLTIPLA ESCOLHA AN AUTOMATIC CORRECTION SYSTEM OF CHOICE MULTIPLE TESTS
Felipe Acquati, Marilza Antunes de Lemos – Campus Sorocaba – Laboratório de Automação – Engenharia de
Controle e Automação – felipe_mdk@grad.sorocaba.unesp.br – FAPESP. Palavras chaves: correção automática, imagem digital, gerenciamento eletrônico dedocumentos. Keywords: automatic correction, digital image, electronic document management.

1.INTRODUÇÃO Este trabalho visa a implementação de um sistema de correção automática de folhas de respostas, as quais se originam do processo seletivo do Cursinho pré-vestibular GERABIXO da UNESP Sorocaba. Esse curso é coordenado e lecionado pelos alunos do curso de Engenharia Ambiental e Engenharia deControle e Automação, ambos do campus UNESP Sorocaba. O sistema de correção automática é constituído por um sistema de visão DVT/COGNEX, modelo 510, o qual capta a imagem da folha de respostas do candidato e envia ao PC, via Ethernet. No PC, um software, desse sistema de visão, é capaz de processar a imagem e comparar com o gabarito. Assim, pretende-se dinamizar o processo de correção das provas que,atualmente, demanda muito tempo e está sujeito a falhas humanas. 2.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E OBJETIVOS 2.1 Fundamentação teórica A área de pesquisa em Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) defineum conjunto de conceitos e tecnologias, algumas das quais foram utilizadas no desenvolvimento deste projeto. Um GED corresponde à utilização de hardwares e softwares específicos que têm por atividadecaptar, armazenar, localizar e gerenciar versões digitais das informações (NOVASOFT, 2003 Apud AZEVEDO, 2005). Uma das tecnologias envolvidas com o GED na captação de informações é o Forms Processing, responsável pelo processamento eletrônico de formulários (provas, fichas médicas, pesquisas, etc.), relacionando-as com campos nos bancos de dados. Essa tecnologia automatiza o processo de digitação eé utilizada por bancos para aperfeiçoar o processamento dos formulários de abertura de contas e concessão de créditos, por exemplo. (BAIOTTO & SHEN, 2003). Outras tecnologias para captação de informações são: OCR (Optical Character Recognition), ICR (Intelligent Character Recognition) e OMR (Optical Mark Recognition). Esta última tecnologia é o reconhecimento de marcas (Figura 1) que são feitas,por exemplo, em provas de vestibular (ESTEC TECNOLOGIA, 2008). E também, foi a principal tecnologia utilizada para a criação do sistema de correção automática.

Figura 1. Marcas

2.2 Objetivos

05876

• •

Implementar um sistema de correção automática de provas e questionários, do tipo múltipla escolha, para o cursinho pré-vestibular gratuito da UNESP de Sorocaba. Avaliar diversosdispositivos de aquisição de imagem, para diminuir o custo de projeto.

3.MATERIAIS E METODOLOGIA 3.1 Materiais Os meteriais utilizados neste projeto foram: • câmera DVT 510, com resolução de 640x480, sensor CMOS e comunicação via Ethernet; • HP Scanjet 2400 digital • Flatbed Scanner e o segundo o Scanner fotográfico HP Scanjet G2710. • Web Cam i-NOVIA RCW-10 • Software MATLAB • Software Intellect1.4.1 e In-Sight Explorer 3.2 Metodologia O sistema está baseado numa câmera industrial DVT/Cognex, modelo 510, que realiza a aquisição e digitalização de imagens das folhas de resposta e numa aplicação denominada SisCA (Sistema de Correção Automática) é responsável pela análise dessas imagens e cálculo da pontuação final de cada candidato. Além da câmera DVT, outros dispositivos de aquisição deimagem foram avaliados para posterior comparação da velocidade (imagens/segundos) de cada um deles. Além de gerar as imagens digitais, o dispositivo deve criar um arquivo e nomear cada uma delas inserindo uma numeração, por exemplo: Folha0001, a fim de constituir os dados de entrada para o ambiente de desenvolvimento Intellect / In-Sight Explorer. No caso da Webcam foi necessário desenvolver um...
tracking img