Revião literárias parasitoses do semiárido

2543 palavras 11 páginas
INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA - INTA
CURSO: BACHARELADO EM FARMÁCIA
3º SEMESTRE – MATUTINO
DISCIPLINA: PARASITOLOGIA BÁSICA
PROFESSOR: ROMILSON SILVA LOPES JUNIOR

REVISÃO DOS ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS E CLÍNICOS DAS
PARASITOSES GASTROINTESTINAIS DE ALTA PREVALÊNCIA NA REGIÃO
DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO.

ELOI E VASCONCELOS DE LIMA

SOBRAL – CE
2012

INTRODUÇÃO
O parasitismo pode ser descrito como sendo uma relação direta e estreita entre dois organismos geralmente bem diferenciáveis: o hospedeiro e o parasita, este vive essencialmente dependente do primeiro. (AMATO et al., 1969). No mundo ainda existem altos índices de morbidades causados por parasitoses, nos países subdesenvolvidos as parasitoses intestinais atingem índices de até 90%, ocorrendo um aumento significativo da frequência à medida que piora o nível socioeconômico (CHERTER, 1995).
No Brasil não há muitos estudos na área parasitológica intestinal com base em amostras representativas populacionais (OLIVEIRA, 1974), na região nordeste do Brasil principalmente no semiárido, não se faz diferente. Sabe-se que a alta frequência de parasitoses está diretamente relacionada às condições de vida do indivíduo, visto que a baixa renda e os aspectos sociais como, por exemplo: a educação, o baixo poder aquisitivo, entre outros, são fatores preponderantes.
Nas ultimas décadas a grande migração de densas massas populacionais para regiões urbanas trouxe juntamente outra problemática. As cidades não estavam preparadas para receber um alto índice populacional em curto intervalo de tempo, assim essa nova população passou a viver em situações precárias e em condições de baixa salubridade, esse fato deixou a população mais exposta a doenças parasitárias elevando em grandes níveis a prevalência de parasitoses, principalmente gastrointestinais, em locais nos quais as condições de vida e de saneamento básico são insatisfatórias ou inexistentes (ANDRADE et al, 2010).
Por mais que a região

Relacionados