Anorexia e bulimia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (870 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Anorexia e Bulimia são transtornos alimentares caracterizados por uma grave perturbação do comportamento alimentar que traz diversos prejuízos ao indivíduo. Um dos fatores relacionados ao crescenteíndice de Anorexia e Bulimia no mundo é o sócio cultural, isto é, os valores presentes na sociedade.
Diariamente a mídia exibe modelos de forma física e aparência caracterizada pela magreza, passando amensagem de que a beleza, felicidade e autovalor associam-se a este corpo magro das modelos. Nesse contexto, algumas pessoas procuram-se adequar a esse padrão de beleza gerando em certos indivíduospreocupações extremas com o peso e formato corporal.
Mais de 90% dos casos de incidência dos transtornos alimentares atingem as mulheres, sendo que estas são de geralmente da raça branca e de classesmédia e alta. Na população mundial a incidência de Anorexia é de 0,5 a 1 % e de Bulimia Nervosa é de 1 a 3%, ambas as doenças podem estar associados a outros transtornos, como depressão e fobiasocial.
O que é a Anorexia?
A pessoa com Anorexia recusa-se a manter o peso mínimo de acordo com sua idade e altura, podendo estar com o peso corporal 15% abaixo do esperado. Apresenta um medo intenso deganhar peso ou de ficar gorda. Há uma distorção da imagem corporal, queixa-se de estar gorda.
Geralmente a pessoa inicia com dietas simples e gradualmente vai estabelecendo uma dieta altamenterestritiva, podendo chegar ao jejum completo. Assim são produzidos sérios problemas orgânicos como a amenorreia (ausência de ciclo menstrual). A pessoa com anorexia pode empregar métodos adicionais paraperder peso, como abuso de laxantes, diuréticos ou anorexígenos, indução de vômitos e exercícios físicos em excesso.
Pode desenvolver rituais alimentares, como pesar todos os alimentos e pesarcompulsivamente. As perdas são inúmeras desde orgânicas quanto comportamentais. Ocorrem alterações metabólicas, gastrintestinais e cardiovasculares. Há grandes prejuízos nos relacionamentos interpessoais....
tracking img