Reutilizando pc obsoletos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6717 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Artigo

Informática Pública ano 11 (1) 89 – 105, 2009

Reutilização de Computadores Obsoletos com a Implementação de um Servidor de Terminais GNU/Linux
gisane aPareCida MiChelon1 gianCarlo Fernando hild2 Palavras-Chave
Terminais Leves, GNU/Linux, Debian, Opensuse, LTSP, Diskless.

resumo
A cada dia surgem novos programas e sistemas operacionais que demandam uma maior capacidade deprocessamento. A reutilização de hardware obsoleto é uma necessidade devido à rápida evolução da informática, às dificuldades de aquisição de equipamentos e da liberação de um item de patrimônio público. Para atender essa necessidade, uma solução seria a utilização de servidores de terminais que transformam computadores antigos em estações de trabalho úteis praticamente sem acrescentar gastos. Essaabordagem torna-se atraente para instituições que possuem um parque de máquinas obsoletas e não dispõe de recursos para investir em novos computadores. Este artigo aborda o reaproveitamento de computadores com hardware antigo por meio da implementação de um servidor de terminais no sistema operacional GNU/Linux, com LTSP (Linux Terminal Server Project) em um laboratório de informática de umauniversidade pública. Além disso, são descritos o processo de instalação e configuração para a montagem do laboratório onde os terminais se conectam a um servidor. Os terminais utilizam boot remoto e se conectam ao servidor por uma rede local. Foram estudados diversos mecanismos para realizar o boot remoto, sendo a alternativa mais efetiva o uso de terminal diskless (sem disco rígido), utilizando umamemória ROM inserida na placa de rede. Testes de desempenho foram realizados com o objetivo de avaliar a viabilidade da implementação do LTSP.

1. Introdução
A evolução rápida da informática causa alguns problemas quando o assunto é reutilização de hardware antigo. Os novos programas e sistemas operacionais exigem um potencial cada vez maior de processamento e de memória, depreciando rapidamente ohardware. Uma solução para este problema é a utilização de servidores de terminais como o LTSP, que podem transformar computadores antigos e sem uso em estações de trabalho úteis com um custo mínimo, necessitando apenas da implementação de um servidor de terminais leves e algumas configurações para iniciar o funcionamento. Este custo mínimo também é devido ao LTSP ser uma aplicação apoiada emsoftware livre com licenças GPL – GNU Public License.
1 2

E-mail: gisane@unicentro.br E-mail: gian_hild@hotmail.com

89

Gisane Aparecida Michelon, Giancarlo Fernando Hild

O LTSP [Ltsp05] é um projeto voltado para a criação de um servidor de terminais, utilizando o sistema operacional GNU/Linux. Seu objetivo principal é a reutilização de computadores obsoletos ou a utilização de computadoresnovos e baratos. Esses computadores, denominados estações de trabalho, terminais leves ou terminais remotos, conectam-se ao servidor GNU/Linux com LTSP, utilizando o sistema operacional e os aplicativos instalados no servidor, sendo que os terminais acabam servindo basicamente de interface de entrada e saída aos usuários. Resumidamente, o servidor GNU/Linux com LTSP é um computador que pode seracessado por várias pessoas por meio dos terminais. O uso do GNU/Linux é um dos principais atrativos, pois não há um custo adicional com licenças, o que reduz drasticamente o preço de se implementar um laboratório de informática ou de se ter estações de trabalho em um ambiente público. Segundo uma pesquisa do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) [Info04], sobre custos entresoftwares, o uso de software livre mostra uma economia de 97% em relação a softwares similares de propriedade privada. Ainda de acordo com o ITI, o software livre reduz os gastos com licenças e a remessa de royalties para o exterior. Além disso, permite aos usuários se apropriar das tecnologias livres e incentiva a conquista da autonomia no país na área de tecnologia da informação. Existem várias...
tracking img