Nbr 10006

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1530 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resíduos sólidos
Eliúde Pierobom Borges
Raphael Fernandes Araujo
Kaio


Curso de Engenharia de Produção da Faculdade Educacional de Araucária
Quarto Período – Turma C






Palavras chave: Resíduos sólidos, classificação, descarte domestico e descarte industrial.

1- Introdução

Tendo em vista o grande crescimento populacional e a preocupação da sociedade para com aquestão ambiental e a sustentabilidade, foi criado normas de controle de classificação e descarte de resíduos sólidos neste circuito inclui o procedimento da coleta seletiva, que freqüentemente é mal planejado, o que dificulta a operação e torna-o inviável em curtíssimo prazo.
O manejo inadequado de resíduos sólidos de qualquer origem gera desperdícios, contribui de forma importante à manutençãodas desigualdades sociais, constitui ameaça constante à saúde pública e agrava a degradação ambiental, comprometendo a qualidade de vida das populações, especialmente nos centros urbanos de médio e grande porte, somente criando uma política em que se definam claramente diretrizes, arranjos institucionais e recursos a serem aplicados, enfim, explicitando e sistematizando a articulação entreinstrumentos legais e financeiros é que se poderá garantir de fato o devido tratamento de resíduos neste campo. A caracterização de um resíduo sólido depende da sua avaliação, qualitativa e quantitativa, devendo ser investigados os parâmetros que permitam a identificação de seus componentes principais e também a presença ou ausência de certos contaminantes. A investigação de contaminantes é, normalmente,baseada no conhecimento das matérias-primas e substâncias que participaram do processo que originou o resíduo sólido.
O processo de caracterização de um resíduo descrito na ABNT NBR 10004, ABNT NBR 10005, ABNT NBR 10006 e ABNT NBR 10007, que permite classificar um resíduo sólido, bem como identificar se este deve ser qualificado como perigoso por apresentar características de inflamabilidade,corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade. Estas características devem nortear os cuidados no gerenciamento do resíduo sólido. A escolha de uma alternativa para a destinação de um resíduo sólido, por sua vez, depende da composição química, do teor de contaminantes, do estado físico do resíduo sólido, entre outros fatores.
Essa classificação orienta os cuidados especiais nogerenciamento do resíduo sólido, os quais podem inviabilizar sua utilização quando não se puder garantir segurança ao trabalhador, ao consumidor final ou ao meio ambiente.
Para a utilização de um resíduo sólido ou de misturas de resíduos sólidos na fabricação de um novo produto ou para outras finalidades, este último deve estar em conformidade com os requisitos estabelecidos pelos órgãos responsáveis pelaliberação do produto. Destaca-se ainda que, da mesma forma que para qualquer atividade industrial, as restrições a que estão sujeitas as unidades receptoras de armazenamento, utilização, tratamento ou disposição final de resíduos sólidos são resultantes dos seus projetos, das condições de saúde ocupacional e outros fatores determinados pelos órgãos regulamentadores pertinentes, por exemplo: ÓrgãosEstaduais de Meio Ambiente, Ministério da Saúde, Ministério do Trabalho e Emprego, entre outros, dependendo da extensão/aplicação do resíduo.
Produzidos em todos os estágios das atividades humanas, os resíduos, em termos tanto de composição como de volume, variam em função das práticas de consumo e dos métodos de produção. As principais preocupações estão voltadas para as repercussões que podemter sobre a saúde humana e sobre o meio ambiente (solo, água, ar e paisagens). Os resíduos perigosos, produzidos, sobretudo pela indústria, são particularmente preocupantes, pois, quando incorretamente gerenciados, tornam-se uma grave ameaça ao meio ambiente.
A compreensão da problemática do lixo e a busca de sua resolução pressupõem mais do que a adoção de tecnologias.
As mudanças ainda são...
tracking img