Reuni

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (479 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Os benefícios do REUNI para a UFSM
Aderido pela UFSM em 2007, o REUNI (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais) tem por objetivo ampliar o acesso e apermanência na educação superior, criando condições que promovam a expansão física, acadêmica e pedagógica da rede federal de educação. Instituído pelo Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007, é umadas ações que integram o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
Prédio que abrigará cursos do centro da cidade

Entre outros objetivos de diminuir as desigualdades sociais, as diferentesações do programa beneficiam o aumento de vagas nos cursos de ensino superior, inovações pedagógicas, combate à evasão e ampliação da oferta de cursos noturnos.
Desde o inicio do Programa pretende-sedobrar o número de alunos nos cursos e permitir o ingresso de 680 mil vagas a mais. Para alcançar o objetivo, todas as universidades federais aderiram ao programa e apresentaram ao ministério seusplanos de reestruturação, de acordo com a orientação do Reuni.
‘’Pretende-se dobrar o número de alunos nos cursos e permitir o ingresso de 680 mil vagas a mais.’’

A Rede Federal de EducaçãoSuperior iniciou sua expansão em 2003 com a interiorização dos campi das universidades federais. Desde o início da expansão foram criadas 14 novas universidades e mais de 100 novos campi que possibilitaram aampliação de vagas e a criação de novos cursos de graduação.

Na UFSM, o retorno é político no sentido de confirmar a reivindicação para a expansão do ensino de graduação público no país. Nãocolocando em risco a qualidade de ensino, da pesquisa e da extensão que aqui é realizada. A estudante de mestrado Márcia Machado, de 43 anos, acredita que esse desenvolvimento da universidade gera novoscaminhos e traz abertura para todos.
No do curso de Comunicação Social o REUNI permitiu a chegada da Produção Editorial, nova habilitação que possibilitou o aumento de vagas e trouxe novos...
tracking img