Resumos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1128 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
REIGOTA, Marcos. O QUE É EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 1994. Ed. Brasiliense, 63 p.

Lucelena Passos Coelho - 1041113

Marcos Reigota é doutor em Pedagogia da Biologia pela Universidade Católica de Louvain, cursou Licenciatura em Biologia na FFCL Farias Brito e fez mestrado em Filosofia da Educação na PUC – SP. Fez pós Doutorado na Universidade de Genebra sobre Educação Ambiental na América Latina.
Épesquisador e professor da Unicamp e USP; Professor-assistente do Departamento de Educação da Academia Internacional de Meio Ambiente de Genebra e Coordenador, no Brasil, da Campanha Internacional “a voz das crianças”.

"O que é Educação Ambiental"
A Educação Ambiental está inserida em todos os aspectos que educam o cidadão, é também um assunto interessante para se discutir já que tambémestamos vivendo um aquecimento global. Dessa forma, é possível percebê-la nos diversos espaços sociais, culturais, políticos e educacionais, dando, cada um, ênfase às suas especificidades. Por perceber a Educação Ambiental em uma perspectiva global, o autor salienta que a mesma não poderia ser considerada como disciplina dentro do processo educativo, mas sim, como uma perspectiva que permeie todas asdisciplinas. Assim, a Educação Ambiental deve ser abordada nos diversos aspectos e espaços promovendo a percepção do educando como cidadão brasileiro e planetário.
O livro de Reigota esta dividido em três partes que são introdução , A educação ambiental como educação política , Histórico da educação ambiental, Definindo conceitos, Contextos possíveis para a Educação Ambiental, Objetivos da EducaçãoAmbiental, Conteúdos , Metodologia, Avaliação dos alunos, Recursos Didáticos, A educação Ambiental no Brasil, Perspectivas futuras e Conclusão, e totaliza em 63 paginas. O livro é de fácil entendimento onde na primeira parte o autor deixa claro que a educação ambiental deve orientar-se para a comunidade, incentivar a participação ativa dos indivíduos na resolução dos problemas no contexto darealidade em que vivemos, ou seja, onde ele cita “os cidadão do mundo atuando nas suas comunidades, pensamento global e ação local, ação global e pensamento local”. Reigota também comenta a reunião que foi realizada em 1968, em Roma, nessa reunião sentiu-se a necessidade de buscar meios para a conservação de recursos naturais, controlar o crescimento da população, além do investimento em uma mudançaradical na mentalidade de consumo e procriação.
Segundo Reigota define então, o meio ambiente como um lugar determinado, onde estão em relações dinâmicas e em constante interação os aspectos naturais e sociais, e que essas relações formam os processos de transformação da natureza e da sociedade.Faz uma alerta também que a Educação Ambiental deve estar presente em todos os espaços que educam ocidadão, como escolas, parques, reservas ecológicas, associações, universidades, meios de comunicação de massa,ou seja na comunidade em geral.
Então Reigota traz então os objetivos que foram definidos na Carta de Belgrado,são eles: 1. Conscientização:destaca a importância dos indivíduos terem consciência do meio ambiente global e seus problemas.2. Conhecimento:destaca a importância dos indivíduoscompreenderem o meio ambiente e seus problemas, bem como suas responsabilidades como atuantes neste lugar.3. Comportamento:destaca a importância dos indivíduos terem profundo interesse pelo meio ambiente, não adianta só falar, mas principalmente mudar os comportamentos individuais e sociais.4. Competência: destaca a importância dos indivíduos a adquirir o savoir-faire, necessário a solução dosproblemas, pois diz que nem todos tem a capacidade de resolver os problemas ambientais.5. Capacidade de avaliação:destaca a importância da avaliação de projetos, pois a mesma permite ou não que projetos duvidosos sejam efetuados.6.Participação:destaca a importância dos indivíduos participarem na construção de sua cidadania, entendendo suas responsabilidades, direitos e deveres.
Podemos obter como...
tracking img