Resumos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1126 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ÉTICA E LEGISLAÇÃO

RESUMO

O QUE É ÉTICA

PROF MÁRIO

VANYA MARTINS – Nº 17

TURMA 3SX

SÃO PAULO – 2013
1. Os Problemas da Ética.
Neste capitulo do livro “O que é ética” o autor Álvaro L. M. Vallis questiona as dificuldades das pessoas ao definir a ética. Menciona e questiona diversas as diversas definições da ética diante de uma sociedade. Baseado em estudos o autor define aética como um estudo, uma reflexão científica ou filosófica, leva em conta que o próprio ensinamento da vida, de tudo aquilo que é correto é que se aprende desde a infância, ensinos dados pelos pais, isso também é ética.
Os problemas da ética podem ser definidos em dois campos o primeiro é o da liberdade humana o bem e o mal, a moral, o valor e a lei. O segundo trata-se dos problemas específicos,profissionais, políticos, sexual, matrimonial, bioética entre outros. As questões da ética refletem a cada dia na vida das pessoas, a culpa faz parte da teoria da ética, nos sentimos culpados por algo quando a questão ética nos cai no subconsciente. O problema da ética também aparece nas criações de musicas, artes, o poder de sedução, a religião, o autor questiona se pode ou não ser usado paramodificar o comportamento das pessoas e em suas decisões sem abrir mão da ética.
De acordo com o livro, ética é basicamente fundamentada pelos indivíduos de uma sociedade, seus hábitos e costumes. Os costumes das pessoas mudam, a sociedade muda de acordo com o tempo e o que não era ético passa a ser ético e vise versa. O que seria correto e ético? Questiona o autor. A ética é valida a partir davigência dos costumes e hábitos desta sociedade e conforme as mudanças ocorridas na sociedade. Ficaria difícil definir as éticas dos tempos antigos se não houvesse os manuscritos encontrados, deixados por nossos antepassados e através desses estudos fica claro compreender a diferença da ética antiga e atual. Não apenas os costumes que variam, mas também os valores, os ideais e a própria sabedoria entreas sociedades e seus povos. Como exemplo o incesto (sexo entre parentes), nos trás o autor. Nos anos 1000, sexo com parentes até sétimo grau era proibido, porem as pessoas nem sempre eram alfabetizadas suficientemente para conhecer sua genealogia. Os valores eram voltados para a honra da religião ou da herança. Hoje em dia, vivemos numa sociedade totalmente capitalista onde os valores são dadosatravés do suor de seu trabalho sem levar em conta as questões de linhagem e de herança. Já para os antigos, pobreza e castidade eram os valores mais altos da escala ético-religiosa.
O autor não poderia deixar de mencionar os pensamentos do grande Sócrates “o fundador da moral”, que por anos estudou a ética e as leis, a fim de compreender a justiça da lei e principalmente a moral das leis.
Kant,culminado por Sócrates, acreditava e buscava a ética universal, sua filosofia voltava para a possibilidade do conhecimento e do agir livre e universal, a liberdade. O dever por respeito ao dever, pois ele é o único motivo valido para a ação da moral. Para Kant a igualdade entre os homens era fundamental para o desenvolvimento da ética universal. Para os críticos, desta maneira Kant estariaaplicando a pratica do individualismo em uma consciência racional que não existe, uma ética abstrata. Mas hoje em dia seria impossível lidar com a ética ignorando as ideias de Kant.
Ao final deste capitulo, o autor faz um grande questionamento: Seria melhor sermos éticos e morais a ser e levar a vida do jeito que der? Ou simplesmente ignorar as questões éticas e cuidar apenas dos assuntos técnicos?
2ºÉtica Grega Antiga.
Neste capitulo, o autor começa explicando que os antigos pensamentos gregos trouxeram para o presente suas teorias e hoje são de suma importância para nossa sociedade. A reflexão grega e suas pesquisas sobre o bem moral vieram do contexto religioso ligado ao santuário de Delfos do deus Apolos, explica o autor.
Platão, discípulo de Sócrates, deixa escrito que todo homem...
tracking img