Resumos de filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1667 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sócrates - Pouco se sabe sobre Sócrates, pois ele não sabia escrever e tudo que se sabe sobre ele é o que Platão, seu aluno deixou escrito.
*dedicava-se ao parto das ideias (maiêutica) dos cidadãos de Atenas.
A Maiêutica Socrática tem como significado "Dar a luz (Parto)" intelectual, da procura da verdade no interior do Homem. Sócrates conduzia este parto em dois momentos: No primeiro, elelevava os seus discípulos ou interlocutores a duvidar de seu próprio conhecimento a respeito de um determinado assunto; no segundo, Sócrates os levava a conceber, de si mesmos, uma nova ideia, uma nova opinião sobre o assunto em questão.
 Sócrates levava-os a colocar em causa os seus "preconceitos" acerca de determinado assunto, conduzindo-os a novas ideias acerca do tema em discussão, reconhecendoassim a sua ignorância e gerando novas ideias, mais próximas da verdade.
O método socrático consiste em uma técnica de investigação filosófica, que faz uso de perguntas simples e quase ingênuas que têm por objetivo, em primeiro lugar, revelar as contradições presentes na atual forma de pensar do aluno, normalmente baseadas em valores e preconceitos da sociedade, e auxiliá-lo assim a redefinir taisvalores, aprendendo a pensar por si mesmo.
- mito da caverna foi usado para esclarecer algumas questões sobre a importância da educação dos filósofos para serem governantes da cidade justa.
História – Alguns homens nasceram e viveram numa caverna onde a única coisa que podiam ver era as sombras na parede, das pessoas que passavam atrás da luz de uma lareira até que um dia um prisioneiro escapoue se deparou com uma luz forte no lado de fora, causando uma dor nos olhos que ele pensava ser um castigo por ter fugido, porém com o passar do tempo ele foi se acostumando e passou a perceber as maravilhas do mundo externo, então ele voltou para a caverna para contar para as pessoas o que ele tinha visto, porém não acreditaram nele.
Transpondo para a nossa realidade, é como se você acreditasse,desde que nasceu que o mundo é de determinado modo, e então vem alguém e diz que quase tudo aquilo é falso, é parcial, e tenta te mostrar novos conceitos, totalmente diferentes. Foi justamente por razões como essa que Sócrates foi morto pelos cidadãos de Atenas, inspirando Platão à escrita da Alegoria da Caverna.
Política
Diz-se que Sócrates acreditava que as ideias pertenciam a um mundo quesomente os sábios conseguiam entender, fazendo com que o filósofo se tornasse o perfeito governante para um Estado. Opunha-se à democracia aristocrática que era praticada em Atenas durante sua época, essa mesma ideia surge nas Leis de Platão, seu discípulo.

Platão
Pensamento Platônico - Em linhas gerais, Platão desenvolveu a noção de que o homem está em contato permanente com dois tipos derealidade: a inteligível e a sensível. A primeira é a realidade imutável, igual a si mesma. A segunda são todas as coisas que nos afetam os sentidos, são realidades dependentes, mutáveis e são imagens da realidade inteligível.
Mundo sensível – Aquilo que se sente e acha que é realidade
Mundo inteligível – é a realidade de fato
Tal concepção de Platão também é conhecida por Teoria dasIdeias ou Teoria das Formas. Foi desenvolvida como hipótese no diálogo Fédon e constitui uma maneira de garantir a possibilidade do conhecimento e fornecer uma inteligibilidade relativa aos fenômenos.
Para Platão, uma determinada caneta, por exemplo, terá determinados atributos (cor, formato, tamanho etc). Outra caneta terá outros atributos, sendo ela também uma caneta, tanto quanto a outra. Aquilo que faz comque as duas sejam canetas é, para Platão, a Ideia de Caneta, perfeita, que esgota todas as possibilidades de ser caneta. A ontologia de Platão diz, então, que algo é na medida em que participa da Ideia desse objeto. 
Platão também elaborou uma teoria gnosiológica, ou seja, uma teoria que explica como se pode conhecer as coisas, ou ainda, uma teoria do conhecimento. Segundo ele, ao ver um...
tracking img