Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (321 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ritual do cuidar
Para entender como alcançamos hoje os conceitos de enfermagem, é preciso analisar a história das civilizações antigas e assim poderemos notar a evolução conquistada na área.Codigo Hamurabi
* O maior rei babilônico, Hamurabi, elaborou o Código de Hamurabi, no qual constava a lei sumeriana mais severa a do “olho por olho, dente por dente”. Desde então já se previa normas deconduta para o sacertode/médico, uma das quais estabelecia que se ele errasse no tratamento de um homem livre, teria sua mão arrancada.
Dez mandamentos
* Esses mandamentos, incorporam as maisimportantes regras éticas de relacionamento humano e oferecem até mesmo um quadro de referência para a saúde mental.
Codigo Mosaico
* Apresenta de forma sistemática e organizada os métodos paraprevenir doenças, por meio de certas regras de higiene pessoal, alimentação, repouso, etc. Previa também normais gerais para inspeção e seleção de animais para o abate, cuidados com excreta enotificação em caso de doença contagiosa, para assegurar isolamento, quarentena e desinfecção.
O conhecimento dos meios de cura conferia poder no seio dos grupamentos humanos, e o homem, aliando talconhecimento ao misticismo, fortaleceu esse poder e apoderou-se dele, transformando-se muitas vezes em figura mística ou religiosa para aplacar as forças do mal. Essas figuras tornaram-se conhecidas como pajés,feiticeiros, xamãs e sacerdotes. Esse papel de mediado deu origem no decorrer dos séculos a figura de novos descritores do mal os médicos.
A FIGURA DO CUIDADOR ATRAVÉS DOS TEMPOS
À medida que osgrupos humanos descobriam o que era bom e o que era mau para a continuidade da vida dos indivíduos e do grupo , foram surgindo as práticas de cuidados habituais, compostas de coisas permitidas eproibidas, posteriormente erigidas em rituais comandados pelos xamãs.
Esse papel de mediador foi se transformando lentamente na figura do médico, o mediador dos sinais e sintomas indicadores de um mal...
tracking img