Codigo civil brasileiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2366 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A logística reversa e o gerenciamento de retorno dos produtos, ou seja, a vida de um produto, do ponto de vista logístico, não termina com sua entrega ao cliente, pois os produtos se tornam obsoletos, danificados, ou não funcionam e até mesmo por motivos ou acordos comerciais devem retornar ao seu ponto de origem para serem adequadamente descartados, reparados oureaproveitados. Lembrando que não podemos deixar de incluir também a questão dos custos que estão relacionados a todo o gerenciamento do seu fluxo reverso. Podemos então definir logística reversa como sendo o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo de matérias primas, estoque em processos produtos acabado e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivode recapturar valor ou realizar um descarte adequado.
Podemos enfatizar o processo da logística reversa, da venda até a devolução discutindo os problemas, os pontos críticos, analisando os motivos das devoluções e seus agravantes. Lembrando que o processo como uma toda objetiva sempre a satisfação dos clientes internos e esternos.


















1. CONCEITO BÁSICO AAS PRATICAS OPERACIONAIS


O fluxo logístico reverso é comum para uma boa parte da empresa. Por exemplo, fabricante de bebida tem que gerenciar todo o retorno embalagem (garrafas) dos pontos de venda até seu ponto de distribuição.
As siderúrgicas usam como insumo de produção em grande parte a sucata gerada por seus clientes e para isso usam centros de coletores de carga. Aindústria de latas de alumínio é notável no seu grande aproveitamento de matéria prima reciclada, tendo desenvolvido meios inovadores na coleta de latas descartada.
Existem ainda outros setores da indústria de eletromicos, varejo e automobilística. Estes setores também têm que lidar com o fluxo de retorno de embalagens, de devolução de clientes ou do reaproveitamento. De matérias paraprodução. Este não e nenhum fenômeno novos e exemplo como o do uso de sucata na produção e reciclagem de vidro tem sido praticados há bastante tempo.

2. LOGÍSTICA REVERSA-CONCEITO E COMPONENTES DO SISTEMA

Conceito a reutilização de produtos e matérias não e um fato novo. A reciclagem de mateis, plástico e papeis são processos realizados já há algum tempo. Nesses casos, a reciclagem sejustifica, pois a recuperação. E algo mais vantajoso economicamente do que a simples disposição final. Entretanto, com a crescente preocupação com o meio ambiente, a importância do reuso vem tomando maiores proporções. Ao invés de fluxo único dos materiais, a ideias de ciclo e cada vez mais empregada. Em todos os casos, a oportunidade de reutilização deu origem a um novo fluxo de materiais, partindo doconsumidor e chegando ao fornecedor. O gerenciamento desse caminho inverso dos materiais, quando comparado ao fluxo direto da cadeia de suprimentos, e chamado de logística reversa (stock em fleischmann ET al. 1997). No ano de 2001, o council of. logistics management- CLM-define a logística reversa como: “a logística reversa e definida como a parte do processo da cadeia de suprimento que planejaprograma e controla de nodo eficiente e eficaz o fluxo direto e reverso e o estoque de bens, serviço e informação entre o ponto de origem e o ponto de consumo com o propósito de atender os requisitos dos clientes”.
Em outras palavras, logística reversa trata de mover o produto de destinação final para o retorno ao ciclo de negócios, ou disposição final adequada.
Em face de umambiente de competitividade crescente, a logística, com seus eficientes canais de distribuição, evoluíram na sua base conceitual, a considerar de forma sistêmica todas as atividades que se relacionam direta e indiretamente aos fluxos físicos e de informação da cadeia de suprimento. Nesse sentido, a doação de abordagens sofistica de gerenciamento do processo. Logístico no âmbito das empresas tem...
tracking img