Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5531 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
Uniderp-Interativa
Pólo de Ensino à distância-
Lavras-MG








Atividades Práticas Supervisionadas:
Disciplina: ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃOArte: O prazer de desenvolver a Criatividade




Tutora à distância:



Acadêmicas: RA:

- Curso de Pedagogia – 3º Período
SETEMBRO/ 2012

Etapa 1: Texto Autobiográfico:


Retrospectiva escolar: Lembranças do ensino de ArtesMeu nome é Aparecida Luzinete da Costa Ferreira e na minha época a disciplina em questão se chamava Educação Artística e consta em minha grade curricular apenas a partir do 5ª série, atualmente 6º ano. Aprendi a aumentar e diminuir desenhos pelos gráficos, achei o máximo e até hoje sei como fazer. Também fazíamos desenhos livres com lápis de cor e às vezes usávamos muitas canetinhas eàs vezes os trabalhos eram expostos do lado de fora da classe.
Eu, Cláudia Teixeira Alvarenga Gambogi, quando estudei a disciplina, também se chamava Educação Artística e era trabalhada na Educação Infantil através de pinturas e traçados. Primeiro a professora nos mostrava exemplos de materiais confeccionados com sucata e pedia a todos para enfeitá-los.
Já no ensino Fundamental eu estudeium pouco da parte teórica colocando depois na prática as formas observadas em quadros de artistas famosos, porém tínhamos o desenho livre. De forma geral a Arte estimulou minha criatividade e trabalhou, no início, minha psicomotricidade.
Sou Francinea Stella Souza e minha Educação Artística foi muito boa aprendi muitas coisas diferentes como fazer porta-jóias de palito de picolé, cesta decolocar ovos, colagem de macarrão, máscaras para o carnaval e muitas outras coisas. São tantas que não dá para citar todas. De maneira geral foi muito bom, aprendi várias coisas na Educação Artística era a matéria que eu mais gostava.
Eu, Lígia Morton quando eu estava na escola, a disciplina em questão chamava-se Educação Artística, utilizávamos desenhos mimeografados para colorir, o lápis decor também era muito utilizado, contornávamos somente com canetinhas.
Às vezes usávamos tinta guache, mas trabalhávamos também com macarrão, colocando em cima do desenho e pintando depois com tinta spray dourada. Fazíamos porta-lápis de palito de sorvete, papai Noel usando cone de papelão e sola de isopor no lugar da cabeça com guache. Os trabalhos eram bastante diversificados, mas nãotínhamos muita liberdade de expressão, pois eles tinham que sair exatamente como a professora idealizava, mas apesar disso, era muito prazeroso e aguardávamos com ansiedade o dia da aula de Educação Artística.


O que diferencia são as épocas em que cada aluna estudou, a didática do docente de Artes e as nomenclaturas da disciplina de acordo com o ano.
As semelhanças nos relatóriosconsistem na exploração da criatividade e da imaginação através de métodos adequados e disponibilizados de acordo com época e a faixa etária das alunas citadas. Ficando em evidência trabalhos com sucatas e várias cores. Não menos importante é o prazer de se trabalhar essa disciplina tão pouco valorizada pelos alunos que não dão a devida importância e não percebem que a mesma estimula seudesenvolvimento.







































Etapa 2:


Passo 2: Tópicos

✓ A atribuição de significados, o acesso aos meios e as idéias presentes no ambiente cultural influem no desenvolvimento do ser humano, ampliando ou restringindo o seu conhecimento e a sua capacidade de aprender o mundo de forma sensível ou não.
✓ O mundo não é...
tracking img