Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (965 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 7. ed. Porto (Portugal): Afrontamento, 1995. 58 p.Nome do discente¹
Nome do docente²Boaventura de Sousa Santos nasceu em Portugal na cidade de Coimbra em 1940. É sociólogo, professor, poeta e doutor em sociologia do Direito. É Coordenador Científico do Observatório Permanente de JustiçaPortuguesa. Seus trabalhos estão publicados internacionalmente e discorrem sobre o mundo globalizado, a Sociologia do Direito, a epistemologia, a democracia e os direitos humanos. No Brasil participou doFórum Social Mundial em Porto Alegre. Procura aproximar a ciência do senso comum, tendo como alvo a amplitude do conhecimento.
A execução da resenha do discurso sobre as Ciências de Boaventura deSousa Santos identifica a preocupação do autor pelos feitos científicos não realizados no final do Século XX, se comparado o atual período com as descobertas e avanços que a ciência teve nos séculospassados (do século XVI ao século XIX). Propõe a discussão de três temas: o paradigma dominante, a crise do paradigma dominante e o paradigma emergente. Evidência uma crise na evolução científicacontemporânea e sugere um novo procedimento para a evolução da ciência.
A ciência enquanto paradigma dominante iniciada a partir do século XVI e evoluindo nos séculos seguintes, posicionou-se de formairracional, cega e totalitária. Usou princípios epistemológicos com poucos espaços para variações e questionamentos de ordem social. Afirma que se a ciência evoluir no conhecimento profundo da naturezapoderá controlá-la e possuí-la.
-------------------------------------------------
De forma abrangente e didática, questiona a relação do conhecimento científico aplicado ao dia a dia da sociedade,...
tracking img