Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (331 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]




Resumo do capitulo: Idade Média a educação mediada pela fé

Na idade Média a educação sofreu uma serie de desdobramentos sendo notória a participação da igreja como o centro destecontexto histórico e na importância da sociedade nesta construção de saber.

Nessa época a educação escolar começou a se estruturar em um modelo de educação que tinha em sua característica asupremacia dos interesses da Igreja Católica na impressão de valores e condutas que garantiam o poder econômico e social do cristianismo.

É evidente que a educação da época era para poucos, onde esta eraexclusiva daqueles que faziam parte da nobreza e da própria instituição religiosa onde se visava a permanecia do poder destas instituições, mas também houve determinados períodos dessa historia que omonopólio cristão perdeu forças, ocorrendo a não participação da igreja no processo educativo como, por exemplo, o Império Bizantino onde as escolas realizavam sua prática pedagógica em cima de educaçãode cunho pagão.

É importante fazer menção a divisão das diferentes etapas da construção do saber onde o trivium e o quadrivium serviram de base para uma posterior organização das matérias quedeveriam ser ensinadas e quem receberia estes ensinamentos.

O grande poder coercitivo da igreja fez com que a educação estivesse ligada a uma pratica religiosa, mas a classe burguesa desempenhou opapel de agente transformador trazendo a ciência e a razão para o âmbito escolar.

É de grande importância a criação das universidades, mas é importante frisar que na era burguesa a educação teve umcaráter voltado para o aprimoramento das técnicas de produção onde houve uma mudança nas disciplinas que eram ensinadas, que caracterizavam este aprimoramento de oficio.

Dentro desta percepçãohistórica é importante perceber que a realidade social era o fator determinante da educação que seria oferecida. A desigualdade se instaurou e as classes dominantes era quem realmente tinham este...
tracking img