Resumo o panoptismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (985 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
No final do século XVII, segundo um regulamento, tornavam-se as seguintes medidas, quando se declarava peste em uma cidade:
Havia primeiramente a exclusão total da cidade dos contaminados,dividiam a cidade em quarteirões, com um supervisor superior. Cada rua havia um sindico vigilante, com sentença de morte para quem a deixasse. Em um dia específico, todos deveriam se trancar em suas casas,também sob pena de morte caso desobedecessem. Depois de fechar todas as casas pelo lado de fora, o síndico entrega as chaves para o supervisor. Para se alimentarem eram feitas pequenas pontes quepermitiam o acesso da ração, sem que haja comunicação alguma. Para extrema necessidade de sair de casa, eram feitos turnos, evitando qualquer encontro. Só circulavam os supervisores, síndicos, soldadosde guerra e os “corvos” que removiam o defunto, enterravam e limpavam.
Constantemente era se inspecionado e monitorado, guardas nas portas, na prefeitura, e em todos os bairros, para tornar maisforte a obediência do povo.
Todos os dias, o supervisor vai ao quarteirão, verificar se estava sendo bem feito o trabalho dos síndicos e se há queixas de moradores. O síndico, responsável pelas ruas,manda todos os moradores ficarem nas janelas para realizarem a chamada, verifica o estado de todos, todos os habitantes deverão dizer a verdade, sob pena de morte, assim se alguém não se apresentar,o síndico saberá o motivo, descobrindo se há mortos ou doentes. Essa é a grande revista dos mortos e vivos.
Tudo documentado em relatórios, dos síndicos aos supervisores, dos supervisores, aoprefeito.
No começo da chamada, se estabelece uma ficha com os dados de cada pessoa, e uma vida para o supervisor e o prefeito. Tudo o que era observado nas visitas eram registrados aos supervisores,que tinham o controle dos cuidados médicos.
Antes do “isolamento” se é feito uma purificação nas casas. Saem todos os moradores, e é queimado perfume, depois de todas as janelas e portas fechadas....
tracking img