Resumo do livro vigiar e punir 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do livro Vigiar e Punir

O livro vigiar e punir escrito pelo Filósofo Francês Michel Forcault descreve em maior parte através de exemplos e citações a punição e a vigilância(principalmente das autoridades estatais para conosco) resumindo, o poder.
A punição e a vigilância são poderes destinados a educar (adestrar) as pessoas, para que cumpram normas, leis e exercícios deacordo com a vontade de quem possui o poder. A vigilância é uma maneira de se observar à pessoa, se esta está realmente cumprindo com todos seus deveres – é um poder que atinge os corpos dos indivíduos,seus gestos, seus discursos, suas atividades, sua aprendizagem e sua vida cotidiana. A vigilância tem como função evitar que algo contrário ao poder aconteça e busca regulamentar a vida das pessoas paraque estas exerçam suas atividades. Já a punição é o meio encontrado pelo poder para tentar corrigir as pessoas que infligem as regras ditadas e ela também é o meio ilidir que essas pessoas cometamcondutas puníveis (através da punição as pessoas terão receio de cometer algo contrário às normas do poder).
A vigilância e a punição podem ser encontradas em várias entidades estatais, comohospitais, prisões e escolas. Foi criado até um sistema chamado panoptico para facilitar nessa vigilância, nesse sistema haveria uma torre central a qual avistaria, vigiaria todos de uma só vez que estãoa sua volta já que essa estrutura a volta da torre central era circular “O panóptico de Jeremy Bentham”. A relação entre vigiar e punir está no fato de que com ela seria possível “adestrar” aspessoas para que estas exercessem suas tarefas como bons cidadãos, evitar o máximo que as pessoas infringissem as normas estabelecidas pelo poder. Segundo Foucault, para economia do poder ser mais rentávele mais eficaz deve-se vigiar do que punir. Isso pode ser facilmente observado se pegarmos o panoptismo como exemplo, pois é muito mais barato vigiarmos as pessoas para que estas não infrinjam as...
tracking img