Auditoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1049 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
...............................................................................................................................

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE ead
TECNOLOGIA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL
AUDITORIA, NORMATIZAÇÃO E CERTIFICAÇÕES

Portfólio 1
ESTUDO DE CASO.

Guarulhos
2011

Portfólio 1
ESTUDO DE CASO.

Trabalho apresentado ao Curso(Tecnologia em Gestão da Produção industrial) da Faculdade para a disciplina [Auditoria, Normatização e Certificações].

Prof.

Guarulhos

2011

ATIVIDADE PROPOSTA

Com base no contexto apresentado, resposta às questões abaixo utilizando como referência a bibliografia básica da disciplina.

1. Quando se deve solicitar uma pré-auditoria decertificação?

R: Durante a fase final de implantação do Sistema de qualidade de acordo com manual de que deve ser seguido para atingir os requisitos em relação ao estabelecimento e produto correspondente ao ramo da empresa.

2. Para que serve uma pré-auditoria?

R: No início da década de 90, as empresas solicitavam a auditoria de certificação sem nenhuma checagem prévia. Normalmente os auditoresdetectavam problemas conceituais, como por exemplo, não aplicação de requisitos que influenciavam a qualidade. Nestes casos, a certificação não podia ser recomendada, causando transtornos para a empresa e certa decepção. Muitas vezes, os problemas advinham de uma incorreta interpretação da norma para o setor de negócio da empresa. Com esta experiência adquirida, os organismos certificadores em todoo mundo passaram a realizar análises prévias a fim de diminuir os riscos de na certificação por problemas de adequação – estas análises prévias são as chamadas Pré-Auditorias.

3. Como é feita uma pré-auditoria?

R: A Pré-Auditoria segue basicamente os mesmos passos da auditoria inicial. Este é o primeiro contato “in loco” com a equipe auditora e serve para “quebrar o gelo”,diminuindo a ansiedade da empresa. Na Pré-Auditoria são seguidos todos os passos da auditoria de certificação: reunião de abertura, investigação, relato das não-conformidades e reunião de encerramento. Geralmente, o auditor da auditoria de certificação será o mesmo da pré-auditoria.
A Pré-Auditoria tem como objetivo analisar criticamente a adequação do sistema de práticas de qualidade, Isto significaque os procedimentos e práticas serão verificados em relação a sua adequação aos requisitos da qualidade.
Ao final da Pré-Auditoria, a empresa recebe um relatório contendo os itens que devem ser corrigidos antes da auditoria de certificação.

4. Qual é o prazo padrão entre uma pré-auditoria e a auditoria de certificação?

R: Não existem prazos formais definidos. A data daauditoria de certificação deve ser marcada em função dos resultados da Pré-Auditoria. Se a Pré-Auditoria não detectou problemas graves e o sistema esta maduro na sua implementação, a auditoria de certificação pode ser agendada após uma ou duas semanas. Se ao contrário, a Pré-Auditoria detectou muitos problemas que demoram a ser corrigidos, o prazo pode se estender a meses.
Normalmente, existe umprazo de um mês entre a Pré-Auditoria e a Auditoria de Certificação.

5. É possível pular a pré-auditoria e ir direto para a auditoria de certificação?

R: Sim. È recomendável fortemente a realização da Pré-Auditoria, porém se a empresa tem muita segurança na adequação e conformidade de seu sistema de gesta da qualidade, não há problema algum em ir direto para a Auditoria deCertificação.

6. Quem faz parte da equipe auditora?

R: A equipe auditora normalmente é formada por um ou dois auditores. Estes auditores são profissionais com experiência em auditorias e conhecimento do seu ramo de negócio. Normas internacionais adotadas pela ISO garantem que o auditor possui conhecimento do seu negócio. A qualificação do Auditor esta descrita no Regimento do Programa de...
tracking img