Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Barroco Português
O Barroco foi um estilo literário marcado pelo uso de antíteses e paradoxos que expressavam a visão do mudo barroco numa época de transição entre o teocentrismo e oantropocentrismo.
No Barroco podemos classificar dois estilos literários: O Cultismo e o Conceptismo.
• Cultismo – caracterizado pela linguagem culta, rebuscada, ligado à forma, jogo de palavras, com influênciado poeta espanhol Luís de Gôngora, e por isso, chamado também de Gongorismo.
 • Conceptismo – caracterizado pelo jogo de ideias, ligado ao conteúdo, raciocínio lógico, com influência do espanholQuevedo, e por isso, chamado também de Quevedismo.
No Barroco brasileiro destacam-se os autores: Padre Antônio Vieira com suas obras de profecias, cartas e sermões e Gregório de Matos Guerra,essencialmente poético
* O Barroco Português nunca atingiu o mesmo brilho e a mesma riqueza do Barroco Espanhol, apesar de ter sido diretamente influenciado por ele!
Equipe: Emanuely, Diego, Lorenna, ThiagoAraújo, Ana Laura, Igor Fonseca, Bruna,
Lucas Bruno, Lucas Gonçalves, Lucas Aragão. Turma: 1° A

O Barroco Português
O Barroco foi um estilo literário marcado pelo uso de antíteses e paradoxosque expressavam a visão do mudo barroco numa época de transição entre o teocentrismo e o antropocentrismo.
No Barroco podemos classificar dois estilos literários: O Cultismo e o Conceptismo.
•Cultismo – caracterizado pela linguagem culta, rebuscada, ligado à forma, jogo de palavras, com influência do poeta espanhol Luís de Gôngora, e por isso, chamado também de Gongorismo.
 • Conceptismo –caracterizado pelo jogo de ideias, ligado ao conteúdo, raciocínio lógico, com influência do espanhol Quevedo, e por isso, chamado também de Quevedismo.
No Barroco brasileiro destacam-se os autores: PadreAntônio Vieira com suas obras de profecias, cartas e sermões e Gregório de Matos Guerra, essencialmente poético
* O Barroco Português nunca atingiu o mesmo brilho e a mesma riqueza do Barroco...
tracking img