Resumo o leitor no ato de estudar a palavra escrita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (710 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
O leitor no ato de estudar a palavra escrita.

O texto nos diz que os leitores de nosso país tem assumido uma posição “passiva” em relação à leitura. Porém o texto é uma espécie deintermediário entre o leitor e a realidade, com o intuito de nos auxiliar a entender melhor o mundo, caso contrário ele não cumpre seu real papel.
Assim, o texto tem a função de fazer uma reflexão sobre apostura que deve assumir o leitor ao ler, tornando um ato de conhecimento e entendimento.
Existem dois modos de realizar o estudo. No primeiro, não se tem qualquer pré-noção sobre o objeto a serconhecido. O leitor estudará a realidade, ou seja, estará compreendendo e elucidando a sua forma de ser e as possibilidades de ação sobre o mesmo. No segundo modo, acontece quando recebemos o conhecimentoda realidade através de outra pessoa que já tenha realizado o estudo. Neste caso, a realidade por informação de outro não contacta diretamente com a realidade, mas indiretamente, mediante a expressãode outra pessoa.
Em ambas as situações o ato de estudar é realizado. Na primeira, estudamos a realidade como ela se manifesta em nossos sentidos, à nossa emoção, nossa inteligência, compreendendo assuas partes e os princípios de inter-relação entre elas, podemos julgar verdadeiro o conhecimento porque o analisamos, tendo em vista verificar a sua validade. Na segunda, estudamos a realidadedescobrindo o seu sentido através da compreensão efetuada e expressa por outra pessoa, admitimos como verdadeiro o conhecimento por considerar que o autor da informação é autoridade suficiente para queacreditemos no que diz, sem questionarmos a validade objetiva da mensagem. As duas formas de estudar expostas, podem ser classificadas como críticas ou a-críticas.
O ato de estudar diretamente arealidade será crítico quando o critério de objetividade da expressão apresente as características da realidade sem obscurecimentos provenientes de interesses pessoais ou tabus emocionais, ou seja, a...
tracking img