Fdsfszdf

1179 palavras 5 páginas
Grandes Filósofos

(Sócrates, Aristóteles e Platão)

Sócrates: Sócrates nasceu em Atenas, provavelmente em 470 a.C onde morreu em 399 a.C. lutou com bravura por sua cidade. Vestia-se de maneira simples, passava os dias andando pela cidade, falando ao povo, especialmente a um círculo e amigos e admiradores. Eles não gostava de fazer perguntas ingênuas, pretendendo ser ignorante, levando, assim, as pessoas á questionar e pensar a respeito do comportamento humano. Ele acreditava que o homem não era mau por vontade própria , e que seria possível ensiná-lo a ser bom e feliz, fazendo-o conhecer-se a si mesmo.
Para Sócrates, o problema da salvação da alma, abstendo-se de tudo que não gerasse o bem, única felicidade para o homem, era seu objetivo, por isso que o homem deveria conhecer a si mesmo. Ele foi o maior adversário dos sofistas por ensinar gratuitamente através somente do diálogo. As perguntas dele não visavam confundir as pessoas e ridicularizar seu conhecimento das coisas, ma, profundo, não somente de si próprias, mas também dos outros, dos objetos e do mundo que as rodeava, provocando nelas novas idéias. Sócrates com tudo isso conseguiu vários amigos, mas também conseguiu muitos inimigos, após ser acusado de zombaria dos deuses. Durante seu julgamento, ridicularizou os acusadores, dizendo que merecia ser premiado e não punido. Foi condenado á morte, os amigos tentaram libertá-lo, mas ele recusou-se a dar ouvidos a planos de fuga, dizendo que o homem deve obedecer ás leis cercado de seus fiéis admiradores, sem demonstrar pesar algum, bebeu o veneno chamado cicuta.

Platão: Foi um filósofo grego, viveu entre 427 a.C e 347 a .C. Foi discípulo de Sócrates, viajando pelo Egito, Cirene e Magma. Recolheu a herança filosófica de seu mestre e expôs o problema da verdade, que conduz ao da salvação da própria alma. Era um jovem belo aristocrata de 20 anos quando se fez discípulo de Sócrates. Ai abriu sua famosa

Relacionados