Fdsfszdf

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1179 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Grandes Filósofos

(Sócrates, Aristóteles e Platão)


Sócrates: Sócrates nasceu em Atenas, provavelmente em 470 a.C onde morreu em 399 a.C. lutou com bravura por sua cidade. Vestia-se de maneira simples, passava os dias andando pela cidade, falando ao povo, especialmente a um círculo e amigos e admiradores.
Eles não gostava de fazer perguntas ingênuas,pretendendo ser ignorante, levando, assim, as pessoas á questionar e pensar a respeito do comportamento humano. Ele acreditava que o homem não era mau por vontade própria , e que seria possível ensiná-lo a ser bom e feliz, fazendo-o conhecer-se a si mesmo.
Para Sócrates, o problema da salvação da alma, abstendo-se de tudo que não gerasse o bem, única felicidade para o homem, era seu objetivo, porisso que o homem deveria conhecer a si mesmo. Ele foi o maior adversário dos sofistas por ensinar gratuitamente através somente do diálogo.
As perguntas dele não visavam confundir as pessoas e ridicularizar seu conhecimento das coisas, ma, profundo, não somente de si próprias, mas também dos outros, dos objetos e do mundo que as rodeava, provocando nelas novas idéias.
Sócrates com tudo issoconseguiu vários amigos, mas também conseguiu muitos inimigos, após ser acusado de zombaria dos deuses. Durante seu julgamento, ridicularizou os acusadores, dizendo que merecia ser premiado e não punido. Foi condenado á morte, os amigos tentaram libertá-lo, mas ele recusou-se a dar ouvidos a planos de fuga, dizendo que o homem deve obedecer ás leis cercado de seus fiéis admiradores, semdemonstrar pesar algum, bebeu o veneno chamado cicuta.


Platão: Foi um filósofo grego, viveu entre 427 a.C e 347 a .C. Foi discípulo de Sócrates, viajando pelo Egito, Cirene e Magma. Recolheu a herança filosófica de seu mestre e expôs o problema da verdade, que conduz ao da salvação da própria alma.
Era um jovem belo aristocrata de 20 anos quando se fez discípulo de Sócrates. Ai abriu sua famosaescola na Academia, nome de um parque próximo á cidade. Ele ensinava aos jovens ricos de Atenas, entre quais se encontravam Aristóteles. A importância das idéias, da beleza e da profundidade do pensamento são pontos essenciais das lições platônicas.
Platão entendia que as idéias desempenhavam varias funções, dando condições de conhecer e explicar como as coisas são de conciliar, pelaparticipação, as múltiplas funções dos objetos sensíveis. Acreditava também que a alma humana é imortal porque é capaz de conhecer a verdade.
Platão propõe em sua teoria a existência de duas dimensões do conhecimento: o sensível e o inteligível.Descrevia suas teses em textos escritos na forma de diálogos temáticos, isto é, cada dialogo tratava de um tema especifico como Justiça, Conhecimento, Coragem...Sua principal obra é um dialogo chamado República. É uma síntese de seu pensamento que trata de um país perfeito, onde os cidadãos eram educados para serem bons e justos.
Para dar cabo dessa tarefa, Platão desenvolve três alternativas para a definição de conhecimento:
1) Conhecimento é sensação;
2) Crença-opinião verdadeiro conhecimento;
3) Opinião justificativa com a razão éconhecimento.






Aristóteles: nasceu na Macedônia 384 a.C á 322 a.C. estudou durante algum tempo sob a orientação do grande pensador e professor Platão. Filosofo e naturalista grego, foi o criador da lógica, que é o estudo do pensamento sem se preocupar com o conteúdo. Para ele, a metafísica e a teologia são o ponto mais importante da Filosofia.
Apesar de ter sido aluno de Platão. Aristótelescontestou porque via problemas em alguns pontos da explicação platônico do conhecimento: Ele concordava com Platão que para haver conhecimento da realidade é preciso encontrar um caminho que dê acesso a idéias que sejam imutáveis, mas dirige uma critica é para garantir a certeza e validade do conhecimento não é necessário postular uma teoria que duplique o real, isto é, que crie duas dimensões na...
tracking img