Natansoaresm

1786 palavras 8 páginas
1ª Geração - Tecnologia de válvulas 1940 - 1955
1943 - MARK I
Com cerca de 17 metros de comprimento por 2,5 metros de altura e 5 toneladas de peso, o Mark I era um computador totalmente electromecânico que foi construído com a parceria entre a IBM e a Marinha dos EUA. O Mark I continha certa de 3.000 engrenagens e 1,400 comutadores rotativos e precisava de 800 Km de condutores eléctricos para tudo estar ligado. Em funcionamento o barulho era parecido com o de várias pessoas numa sala a tricotarem.
1945 – ENIAC
O modelo foi apresentado pelos americanos, utilizava válvulas electrónicas e os números eram manipulados de forma decimal. Para a época a velocidade era alta mas mudar as instruções contidas dentro do computador era complicado pois a programação era feita por meio de válvulas e fios que eram trocados de posição dependente daquilo que se desejava.
1949 - O sucessor do ENIAC
O sucessor do ENIAC dava pelo nome de EDVAC (Electronic Discrete Variable Computer) e tinha cem vezes mais memoria interna o que foi um grande salto para a época. Também a forma como as instruções eram passadas ao computador foi modificada, em vez de fios e válvulas passou a ser usado um dispositivo electrónico denominado de linha de retardo. Esse dispositivo era um tubo contendo vários cristais que reflectiam pulsos electrónicos para frente e para trás muito lentamente. A redução no número de válvulas também foi drasticamente elevado devido á utilização dos códigos binários em substituição do modelo decimal. Apesar destes avanços o tamanho não diminuiu e ocupava 100% do espaço que o ENIAC ocupava.
1951 - UNIVAC I
O UNIVAC I foi o primeiro computador comercial da história, foram produzidas 15 unidades. A grande diferença deste computador era o seu tamanho, tinha 20 metros quadrados e uma massa de cerca de 5 toneladas. As instruções eram recebidas de cartões magnéticos e não de cartões perfurados. Maquinas muito semelhantes como o MANIAC I, MANIAC II e o UNIAC II foram construídos

Relacionados