Natansoaresm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1786 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1ª Geração - Tecnologia de válvulas 1940 - 1955
1943 - MARK I
Com cerca de 17 metros de comprimento por 2,5 metros de altura e 5 toneladas de peso, o Mark I era um computador totalmente electromecânico que foi construído com a parceria entre a IBM e a Marinha dos EUA. O Mark I continha certa de 3.000 engrenagens e 1,400 comutadores rotativos e precisava de 800 Km de condutores eléctricos paratudo estar ligado. Em funcionamento o barulho era parecido com o de várias pessoas numa sala a tricotarem.
1945 – ENIAC
O modelo foi apresentado pelos americanos, utilizava válvulas electrónicas e os números eram manipulados de forma decimal. Para a época a velocidade era alta mas mudar as instruções contidas dentro do computador era complicado pois a programação era feita por meio de válvulas efios que eram trocados de posição dependente daquilo que se desejava.
1949 - O sucessor do ENIAC
O sucessor do ENIAC dava pelo nome de EDVAC (Electronic Discrete Variable Computer) e tinha cem vezes mais memoria interna o que foi um grande salto para a época. Também a forma como as instruções eram passadas ao computador foi modificada, em vez de fios e válvulas passou a ser usado um dispositivoelectrónico denominado de linha de retardo. Esse dispositivo era um tubo contendo vários cristais que reflectiam pulsos electrónicos para frente e para trás muito lentamente. A redução no número de válvulas também foi drasticamente elevado devido á utilização dos códigos binários em substituição do modelo decimal. Apesar destes avanços o tamanho não diminuiu e ocupava 100% do espaço que o ENIACocupava.
1951 - UNIVAC I
O UNIVAC I foi o primeiro computador comercial da história, foram produzidas 15 unidades. A grande diferença deste computador era o seu tamanho, tinha 20 metros quadrados e uma massa de cerca de 5 toneladas. As instruções eram recebidas de cartões magnéticos e não de cartões perfurados. Maquinas muito semelhantes como o MANIAC I, MANIAC II e o UNIAC II foram construídosnos anos seguintes.
1954 - IBM 650
O IBM 650 foi disponibilizado em 1954 nos EUA, media 1,5m X 0,9m X 1,8m e tinha 892 Kg de massa. Na altura foi projectada a venda de 50 exemplares o que foi considerado um exagero pois era mais do que todos os outros computadores existentes no mundo. A verdade é que em 1958 estavam espalhadas pelo mundo duas mil unidades do IBM 650. Este computador era capaz defazer 1300 somas e 100 multiplicações de números de 10 dígitos em apenas 1 segundo.
2ª Geração - a utilização do transístor 1955 - 1965
Em 1952, a Bell Laboratories inventou o Transístor que passou a ser um componente básico na construção de computadores e que lhes garantia algumas vantagens como menor aquecimento, maior poder de cálculo, mais fiável e rápido, menor consumo de energia para alémde não precisar de tempo para aquecer. Os cálculos passaram a ser medidos de segundos para microsegundos. O primeiro computador a transístores é o TRADIC, da Bell Laboratories e apareceu em 1955, possuía 800 transístores cada um em seu próprio recipiente. Outro modelo dessa época era o IBM 1401, com uma capacidade memória base de 4.096 bytes operando em ciclos de memória de 12 microsegundos. Otamanho dos computadores era ainda bastante grande e a instalação de um destes IBM 1401 ocupava uma sala. Em 1958 apareceu o IBM TX-0, tinha um monitor de vídeo de alta qualidade, alem de ser rápido e relativamente pequeno. O PDP-1 virou mania no MIT pois os alunos utilizavam o computador para jogar Rato-no-Labirinto e Spacewar com o auxílio de uma caneta óptica e um joystick. O elevado preço destamáquina restringia a sua utilização a aplicações estratégicas do governo, grandes empresas e universidades.
3ª Geração - Os circuitos integrados 1965 - 1980
A grande inovação é o uso de circuitos integrados semicondutores com muitos transístores construídos num só componente. Os circuitos SSI (small-scale integration) que tinham cerca de 10 transístores por circuito ou ``chip'' evoluíram para...
tracking img