Fato social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (603 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
- Defina e exemplifique o conceito de fato social. Além disso, explique como você pode identificar que algo é um fato social.
Fato social consiste em tipos de condutas e pensamentos que exercemum poder imperativo e coercitivo sobre um indivíduo, são maneiras de agir, de pensar e de sentir que existem exteriormente e independente ao homem, pois mesmo estando de acordo com sentimentos que setornam próprios das pessoas, não foram elas quem os criaram, mas os receberam através dos seus pais e da sociedade. São exemplos dos mesmos, crenças e práticas religiosas, o sistema monetário, asregras morais e jurídicas, os costumes, o modo como se vestir, entre outros, que são impostos pela sociedade que nos cerca. Em relação às regras jurídicas, se violarem as leis do Direito, estas reagirácontra o indivíduo lhe impondo uma sanção; no entanto, existem também as questões morais, um exemplo disso é que não há uma lei que proíba alguém de vestir uma determinada roupa que seja diferente da quemaioria das pessoas usam, porém, essa atitude, provavelmente causará constrangimento e as pessoas se afastarão, mostrando que mesmo quando é possível libertar-se destas regras, os indivíduos em geralsão sempre obrigados a segui-las. É interessante lembrar que os fatos sociais mudam de uma região para outra, por exemplo, na Indonésia as mulheres muçulmanas andam cobertas por completo, ficando amostra apenas os olhos, e isso para eles é normal, faz parte da religião, já no Brasil uma pessoa que se traja dessa maneira, será isolada da sociedade, pois não é o “comum” para o país.
Os fatossociais não são todos os acontecimentos corriqueiros da sociedade, pois se assim fosse, a maioria dos atos humanos seriam chamados de “social” (andar, comer, beber, falar), e a Sociologia não teriaobjeto próprio, se confundindo com a Biologia ou Psicologia. A palavra social não tem sentido definido senão sob a condição de designar fenômenos que não se englobam em nenhuma das categorias de fatos...
tracking img