Resumo o invasor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (852 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: Anderson da Costa e Silva
Professora: Angela Arêas
Turma: T3C
Trabalho: V.F. – Questão 1 – Resenha-Resumo

Um céu de Estrelas e O Invasor – Novas perspectivas de realismo naliteratura brasileira

O invasor, de Marçal de Aquino, “é um romance que virou filme antes mesmo de ser romance”, como cita Angela Gandier. Na ficção, três amigos defaculdade, montam uma empreiteira, sendo, que o sócio majoritário, Estevão, estaria inviabilizando um contrato que seria ilegal. Irritados com a situação, Ivan e Alaor (Giba, no filme) contratam um matadorde aluguel, Anísio, para assassinar Estevão. Depois de feito o serviço, Anísio, começa frequentar diariamente a construtora, inicia um relacionamento com Marina, filha do sócio morto, e cada vezmais invade a vida de Ivan e Alaor. A partir desse momento, a cada palavra, a cada cena do filme, a tensão aumenta deixando o leitor, e o espectador sem fôlego. Suspense, sofrimento, crueldade, angústia,são sentimentos presente nessa trama, mesmo não tendo nenhum, explicitamente, um derramamento de sangue. A violência, em O invasor, é anunciada, mais não representada.
“Eu queria queessa violência ficasse fora do quadro, que fosse apenas aludida. Não acredito na violência explicitada de forma gráfica. Acho que a violência se torna ainda mais tenebrosa quando o que acontece éimaginado por quem lê ou assiste”. Diz Aquino a respeito de “O invasor”.
Outra realidade, que o romance apresenta é a vida na periferia das grandes cidades e consequente a marginalidade.Quando Ivan compra uma arma e escuta do vendedor: “o senhor faz bem, a cidade está muito perigosa. Eu mesmo já fui assaltado três vezes no táxi”.
Essa é uma situação reconhecida imediatamentepelos leitores, e o fato de escrever tão bem sobre ela, foi adquirido por Aquino em suas experiências como repórter policial. “Eu sempre digo que minha literatura vem da rua, do cotidiano. Por isso o...
tracking img