Resumo o fordismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (538 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso: Geografia (Licenciatura).



Resumo Expandido

Apresentado como instrumento parcial de avaliação na
disciplina de geografia econômica da população.



Chapecó,SC 2012.
ParaDavid Harvey,a data inicial simbólica e mítica do fordismo deve por certo ter sido 1914, quando Ford introduziu seu dia de oito horas e cinco dólares como recompensa para os trabalhadores da linhaautomática de montagem que ele estabelecera no ano anterior em sua fabrica em Michigan.
O fordismo seria uma associação de normas do trabalho com a produção e o consumo. Entende-se como o conjunto depraticas econômicas, técnicas, gerenciais que formam uma estratégia especifica do capital reproduzir-se de forma ampliada.
Nesse sistema a potencialidade produtiva do trabalho parcelado e levada aolimite, com a solução encontrada por Ford que seria o trabalho parcelado ,onde, cada qual faz um processo diferente.
Por outro lado não consegue se tornar independente das vicissitudes do processo detrabalho para viabilidade produtiva e para o processo de criação de valor.
Os trabalhadores também souberam tirar proveito do fordismo , sobre tudo no que concerne ao acumulo de operários nasindustrias e a consequente maior facilidade de organização mobilização dos trabalhadores. Com esse fato teve como consequência conflitos enter o capital e o trabalho.
A partir das lutas entre o capital e otrabalho pela repartição da mais-valia gerada no período do fordismo, ouve aumento na segurança no emprego,queda nos níveis de desemprego e aumentos de salários .
Esse trabalhadores organizadossouberam utilizar sua força para obter conquistas sócio econômicas, moldando o fordismo como estratégia de acumulação mais ampla que a esfera fabril.
O papel do estado teve como função reguladora aosciclos econômicos. A ideia da participação do estado e importante para que seja caracterizado o compromisso do fordismo ,onde, cada governo possuía uma forma diferente para interver nas negociações, não...
tracking img