Sistema esqueletico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (360 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Esquelético
1.
Estudo no sentido mais amplo das formações intimamente ligadas ou relacionadas com os ossos formando o arcabouço do corpo que, possibilita desempenho de suas diversasfunções.
2.
Proteção para órgãos e sistemas, sustentação e corformação do corpo, armazenamento de íons Ca e P, sistemas de alavancas movimentadas pelos músculos no movimentos de deslocamento do corpo eprodução de algumas células do corpo.
3.
Esqueleto articulado e desarticulado. O esqueleto articulado se define onde os ossos tem união entre si de forma natural e o desarticulado, onde não setem uniões próprias dos ossos que podem se prenderem por meio de partes moles.
4.
Axial: Ossos da cabeça, pescoço, tórax e coluna. Apendicular: úmero, rádio, ulna, ossos do carpo, metacarpo efalanges, fêmur, patela, tíbio, fíbula, calcâneo, ossos do tarso, metatarso e falanges. Escapular: clavícula e escápula na articulação do úmero. Pélvica: Ossos do quadril se articulando com coluna sacrae fêmur.
5.
Fatores etários, individuais e critérios de contagem.
6.
7.
Os ossos apresentam depressões, saliências e aberturas facilitando a articulação dos ossos entre si e fixação demúsculos, ligamentos e cartilagens e passagens externas. As saliências articulares, são lisas e revestidas de cartilagem e comumente hilaina, as depressões podem ser como as saliências ou não como fossas,fossetas e as aberturas, geralmente destinadas a passagem de nervos ou vasos como os forames, meatos, óstios, poros e etc.
8.
O periósteo é uma delicada membrana conjuntiva de dois folhetos,superficial e profundo. A camada profunda chamada osteogênica, tem a finalidade de se ligar ao osso irrigando este com seus vasos, e se transformar em células ósseas que são incorporadas a superfície doosso promovendo o seu espessamento.
9.
Devido a sua função hemopoiética, e, a seu lento desenvolvimento, são altamente vascularizados. As artérias do periósteo, penetram no osso irrigando-o e...
tracking img