Sistema esqueletico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (738 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Secundária Daniel Sampaio
Ano lectivo 2010/2011



Nome:
Ano e Turma:
Professor:
Disciplina: Biologia

O que é:O sistema esquelético (ou esqueleto) humano consiste num conjunto de ossos, cartilagens eligamentos, que se interligam para formar a estrutura do corpo. O sistema esqueléticopode ser dividido em duas grandes fracções: uma mediana, formando o eixo do corpo, composta pelos ossos da cabeça, pescoço e tronco, o esqueleto axial; a outra, acrescenta a forma aos membros econstitui o esqueleto apendicular. No adulto existem 206 ossos, Este número varia de acordo com a idade (do nascimento a senilidade há uma redução do número de ossos), factores individuais e critérios decontagem.

Funções:

O Sistema Esquelético desempenha várias funções, tais como: protecção (para órgãos como o coração, pulmões e sistema nervoso central), sustentação e suporte do corpo, local dearmazenamento de cálcio e fósforo (durante a gravidez a calcificação fetal faz-se, em grande parte, pela reabsorção destes elementos armazenados no organismo materno), sistema de alavanca, quemovimentadas pelos músculos permitem os deslocamentos do corpo, no todo ou em parte e como o local de produção de várias células do sangue.

Tipos de ossos:

O Sistema Esquelético tem 3 tipos de ossos:* Ossos longos (o seu comprimento é consideravelmente maior que a largura e a espessura. Consiste na diáfise e em duas epífises. A diáfise apresenta, no seu interior, uma cavidade, o canal medular,que alberga a medula óssea. Exemplos típicos são os ossos do esqueleto apendicular: fémur, úmero, rádio, tíbia, falanges, etc).
* Ossos curtos (apresenta equivalência das três dimensões. Os...
tracking img