Medidas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]





INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO





INSTRUMENTOS ELETROSTÁTICO



Alunos:Luma e Alexandre





Paracambi


2011


Sumário


Valor médio da deflexão 3
Conjugado Motor 3
Instrumentos Eletrostáticos 4
Máquinas Eletrostáticas 7
Referências Bibliográficas 10























Valor Médio da Deflexão:

É a media aritméticados pontos menor e maior, a que o ponteiro oscilaria se não existisse esse sistema.

Usado em aparelhos de corrente alternada, devido o fluxo de elétrons, que ora vai e depois volta.

Conjugado Motor:

É a medida do esforço necessário para se girar um eixo. Freqüentemente é confundido com “força”, que é um dos componentes do torque.
[pic]



Tipos de Conjugado:

Conjugado Nominal: éo esforço necessário para produzir a potencia nominal à rotação nominal.

Conjugado de Partida: É requerido para vencer a inércia estática da máquina a ser acionada e produzir movimento.

Conjugado Máximo: é o conjugado máximo que o motor irá desenvolver com tensão e frequencia nominal sem queda abrupta na rotação.

Conjugado Constante: O conjugado permanece constante durante a variação develocidade e a potência aumenta proporcionalmente a esta.

Conjugado Mínimo: O conjugado mínimo que o motor irá desenvolver durante o período de aceleração do repouso até a rotação em que o conjugado máximo ocorre.

Instrumentos Eletrostáticos:

O funcionamento deste instrumento baseia-se na atração recíproca de corpos eletricamente carregados, com polaridades contrárias. O instrumento secompõe de placas fixas e móveis, às quais é ligada tensão a ser medida. Sobre o eixo do disco móvel, é montado um ponteiro. Uma mola atua no sentido contrário ao deslocamento deste. Instrumentos eletrostáticos se destinam especificamente à medição de tensões elevadas, pois apenas estas são capazes de desenvolver um conjugado suficientemente elevado. O instrumento pode ser usado tanto em correntecontínua, quanto em corrente alternada.

Voltímetro Eletrostático:

É um instrumento que mede tensão sem transferência de carga elétrica.
Mede com precisão a tensão (potencial da superfície), em materiais sem fazer contato físico com ele e por isso, não há transferência de cargas eletrostáticas ou carga da fonte de tensão.
Muitas medições de tensão não podem ser feitas usando voltímetrosconvencionais de contato porque exigem a transferência de carga do voltímetro, causando assim a carga e a modificação da fonte de tensão.


Eletroscópio:
É um aparelho que se destina a indicar a existência de cargas elétricas, ou seja, identificar se um corpo está eletrizado. Os eletroscópios mais comuns são o pêndulo eletrostático e o eletroscópio de folhas.

Tipos mais comuns de eletroscópios:1° Eletroscópio de Folhas de Ouro (pode ser outro material)

2° Pêndulo Eletrostático

Eletroscópio de folhas:


Este aparelho consiste essencialmente de haste condutora tendo, em sua extremidade superior, uma esfera metálica, na extremidade inferior, duas folhas metálicas leves, sustentadas de modo que possa se abrir e fechar livremente.

[pic]

Imagem retirada de:http://www.ezuim.com



Funcionamento:
Aproximando da esfera do eletroscópio um corpo eletrizado positivamente (+), haverá indução eletrostática na parte metálica do aparelho: os elétrons livres serão atraídos para a esfera, fazendo aparecer nas folhas um excesso de cargas positivas. Assim as duas folhas se abrem devido ao corpo.

Pêndulo Eletrostático:

[pic][pic][pic][pic]
Imagem Tirada De:http://portaldoprofessor.mec.gov.br
 É formado por um suporte uma base isolada que não conduz corrente elétrica  e por um fio  de seda com uma esfera metálica pendurada. Eletriza-se a esfera com determinada carga positiva ou negativa e aproxima-se o corpo o qual se deseja saber a carga.

Se, por exemplo, a bola for eletrizada positivamente, aproxima-se dela o material com carga desconhecida. Se esta...
tracking img