Resumo e resenha sobre o poder da mídia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (681 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do texto ‘’ Marilena Chauí fala sobre o poder da mídia’’

A professora Marilena Chauí fala em uma de suas palestras sobre democracia e o poder e a manipulação da mídia. Ela dá o conceito dedemocracia que é: igualdade dos cidadãos perante a lei, liberdade de expressão, direitos civis, direito de ser um cidadão atuante na sociedade, estar a par dos acontecimentos e realidades do mundo,porém ela expõe que até isto a mídia manipula. Por exemplo, nos casos de assassinato a mídia sempre mostra possíveis culpados o que é violação da democracia, das leis, pois por lei não se pode acusarsem ter provas.
A influencia e manipulação da mídia se da principalmente na TV, onde as notícias são quase sempre manipuladas, destorcidas para mostrar o que o povo quer ver.
A pedagoga fala tambémque antigamente os jornais eram puramente de caráter investigativo, relatando a notícia como ela realmente aconteceu. Já nos tempos atuais os jornais adotaram um caráter interpretativo, eles dão anotícia e no final o jornalista dá seu parecer sobre ela, acabando por influenciar a opinião dos telespectadores, enfim, a professora mostra que a mídia manipula tudo, ela se tornou o ‘’mundo’’ pelo fato de‘’seduzir ‘’ os telespectadores com as notícias amenizadas, virou preferencia por transmitir as noticias de uma forma confortável, fazendo-os acreditar que embora aconteçam fatalidades, o mundo andabem.
Chauí conclui que democracia é quando o poder e o governo são controlados pelo povo. Alega então que no Brasil há hierarquia, oposta a igualdade, segredo, oposto ao direito de informação eburocracia oposta a abertura temporal da ação política, contrasta a carência das camadas populares e os privilégios dos poderosos como bloqueio da democracia no que diz respeito ao princípio de igualdadedos cidadãos e ausência de direito a informação, são evidências da falta de democracia.

A professora fala também sobre os meios de comunicação de massa como exercício de poder que podemos...
tracking img