Resumo e analise “catolicismo no brasil contemporâneo: reavivamento e diversidade”,

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1976 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
¬¬

Texto: “Catolicismo no Brasil Contemporâneo: reavivamento e diversidade”, de Cecília Loreto Mariz

Caio Carneiro e Felipe Arêas
Resumo e análise
A vida na sociedade contemporânea é marcada pela diversidade cultural e religiosa. Em decorrência da globalização, o plano religioso tende a se diversificar dentro das nações, o que coloca em sério risco o que a autora chama de “monopóliosreligiosos”. O termo parece se referir às grandes religiões do mundo, as quais dominam muitas vezes países inteiros, como é o caso do Islã no oriente médio, o catolicismo no Brasil, dentre outras. São monopólios por que estão tão fortemente instaladas nos seus respectivos países, que vão muito além do âmbito religioso, influenciando diversas esferas das sociedades, desde hábitos, costumes, atéo regime político, como é o caso do Irã.
Esses monopólios vêem-se ameaçados com a globalização, que tem como tendência, o caminho contrário: o da pluralização. Mas, ao contrário do que pode parecer ao senso comum, isso não significa que a espiritualidade venha caindo no Brasil, na verdade, vem acontecendo o contrário: cada vez mais, aqui, as pessoas se afirmam sem religião, mas cresce o númerodaqueles que crêem em algo.
Tomando esses dados em vista, a autora observa que aqui no Brasil, o sempre predominante catolicismo vem sofrendo mudanças, se diversificando, enquanto, ao mesmo tempo, a população vivencia um reavivamento religioso, ao contrário de como analisou Peter Berger (1985), que entendia o pluralismo como causador de uma menor mobilização religiosa.
Opondo-se a essa análise,é dito que a perda do monopólio da igreja católica induziria a uma renovação nessa religião, intensificando a prática pelos fiéis. A autora traz também dados estatísticos, os quais apontam para o maior engajamento na prática religiosa católica e o crescimento (não é crescimento numérico) da RCC (renovação carismática católica).
Com a diversificação, continua forte um catolicismo popularautônomo que aparece em festas tradicionais variadas, como também eventos que fogem ao controle da hierarquia. Por outro lado, nota-se que essa mesma hierarquia vem lançando discursos e práticas diversas que muitas vezes são discordantes, como é o caso da Renovação Carismática e da Teologia da Libertação. Essa diversidade também se nota entre opostos na política, como o Presidente Lula e o deputado daala conservadora Severino Cavalcanti, por exemplo. Outro exemplo de oposição radical é o CDD: as católicas pelo direito de decidir são um movimento que luta pela legalização do aborto, indo contra a condenação da igreja a essa prática.
Apesar de chamar atenção pela força com a qual vem se manifestando hoje em dia, a diversidade dentro do catolicismo não é nova. Essa pluralidade existe há muitotempo, sendo considerada por muitos, como constitutivas do próprio universo católico. Inclusive, o catolicismo pode ser considerado uma variante dentro do cristianismo, embora ainda assim se destaque por ser a mais diversificada dentre as todas.
Apesar de ser uma característica histórica marcante do catolicismo, essa diversidade, da forma como vem ocorrendo nos últimos tempos, é fruto daautonomia do individuo perante as instituições. A autora diz que o mundo atual possui mais elementos que reavivam o catolicismo.
A igreja católica vem lançando campanhas tentando aumentar a autonomia dos leigos, que foi, ao longo da história, um motivo constante de perda de fiéis.
RCC: Surgiu em 1966. Afirma seguir a bíblia, o catecismo e as demais diretrizes da Igreja. Suas reuniões são marcadaspelo uso de músicas de louvor, adorações e pregações. É fortemente criticada pelo padre Quevedo, que alega que esta instituição vive num ambiente fetichista, místico e alienante.
CDD: Católicas pelo direito de decidir é uma ONG surgida em 1994. Ela visa a promover o direito das mulheres, especialmente no que diz respeito à reprodução e à sexualidade. Ela atua em parceria com duas ONGs homônimas,...
tracking img