Resumo - a natureza entra em cena as organizações vista como organismos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (899 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO – CATÓLICA DE SANTA CATARINA

A NATUREZA ENTRA EM CENA
As Organizações Vista como Organismos



Na metáfora do organismo o conceito de adaptar-se e sobreviver num ambienteem mudança oferece para os administradores uma grande oportunidade de ajudar suas organizações a fluírem.
Certamente a eficiência no trabalho é resultado da motivação que é feita aos empregados,pois o ambiente de trabalho externo e interno influencia o desempenho de uma organização. Antigamente, a administração dos empregados era feita apenas de modo a controlar os mesmos e nada mais, aimportância, com a satisfação das necessidades pessoais não era válida, produzir, era apenas o necessário. Estudos foram feitos identificando as necessidades sociais e psicológicas que existem de fato, dentrode uma organização como condições de trabalho que agem diretamente no bom desempenho dos operários. Deve haver, então, a integração da administração pessoal e técnica do trabalho, formando um sistemasócio técnico.
As organizações e os indivíduos em geral precisam de um ambiente mais amplo para atender suas necessidades, a abordagem dos sistemas abertos apoia-se no principio de que asorganizações/organismos precisam de um ambiente mais extenso para poder sobreviver.
Os teóricos da administração voltaram pouca atenção em relação ao ambiente, tiveram a concepção de organização como um sistemafechado e se preocuparam com planejamento interno, sendo que as perspectivas dos sistemas abertos sugere organizar tendo o ambiente em mente e a interação da organização com clientes, concorrentes,fornecedores, sindicatos, órgãos do governo e o ambiente em geral. As organizações estão divididas em subsistemas inter-relacionados, assim as organizações contem indivíduos, esses pertencem a um grupo,que por sua vez pertence a divisões organizacionais maiores. Assim como as células e órgãos são vistos como subsistemas de organismos vivos, podemos definir organização como um sistema e então...
tracking img