Quadros comparativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (534 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FORMAÇÃO SOCIAL, POLÍTICA E ECONÔMICA DO BRASIL

Com o objetivo de entender o capitalismo, confrontarmos diretamente, as idéias de Marx e Dürkheim acerca do conceito de divisão do trabalho, devemosressaltar que este trabalho não busca esgotar completamente a explicação sobre suas teorias. Pois das abordagens análise dos dois teóricos, nos demonstrarem inicialmente que o que difere em primeiraanálise as propostas de Marx e Dürkheim seria uma questão epistemológica. Para Dürkheim,o ponto de partida para a análise sociológica é a própria sociedade, que como demonstramos, modela ocomportamento do homem no processo de evolução social.

Para Marx,a vida social deve ser compreendida como um processo dialético, resultante da ação do indivíduo sobre a natureza, a partir do momento em queeste busca construir as bases materiais de sua existência.

Sendo que a produção é a raiz de toda estrutura social. Na sociedade antiga, por exemplo: relação social básica.

Não podemos, segundoele, entender a política ou a cultura dessa época sem primeiramente estudar essa relação básica que condiciona todo o resto da sociedade.

Neste sentido, outra questão fica em evidência: Dürkheimconsidera que as condutas humanas são determinadas pela sociedade aos indivíduos, Marx, no entanto, nos mostra que a sociedade está dividida em duas esferas: a infra-estrutura e a superestrutura e que é o“modo de produção da vida material que condiciona o desenvolvimento da vida social , política e intelectual em geral”.

Portanto, se considerarmos a posição de Marx, quanto ao eixo de compreensão dasociedade, veremos que enquanto para Dürkheim a sociedade se sobrepõe ao indivíduo e lhe impõe suas regras e condutas morais, para este outro, a esfera econômica é básica para a formação da consciênciados indivíduos, já que esta se apresenta sobre a forma da ideologia dominante no modo de produção capitalista, ou seja, a ideologia burguesa.

Pois no ponto visto, estamos, no entanto,...
tracking img