Resumo a arte de pesquisar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2245 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A ARTE DE PESQUISAR

A maioria dos alunos de Metodologia de Pesquisa vê a experiência de estudar essa matéria com um semblante de má vontade e reclamam que suas experiências na faculdade foram muito desinteressantes com tal disciplina. Metodologia de Pesquisa Científica não são só regras de como fazer uma pesquisa e sim uma arte de olhar cientificamente, com curiosidade, indagação ecriatividade.
O objetivo principal do livro é ensinar “o olhar científico” e mostrar que a pesquisa não é redutível a certos métodos metodológicos. A pesquisa científica exige qualidades, baseando-se no confronto permanente entre o possível e o impossível, entre o conhecimento e a ignorância. As pesquisas não são totalmente controláveis, com início, meio e fim previsíveis. Nela é impossívelprever todas as etapas, o pesquisador deve saber que seu conhecimento é parcial e limitado.
Anteriormente a ciência se pautava no modelo quantitativo, em que a veracidade da pesquisa se pautava na quantidade de entrevistas. Mas muitos pesquisadores questionam a objetividade e a representatividade desse modelo. Na pesquisa qualitativa a preocupação do pesquisador é com o aprofundamento dacompreensão de um grupo social, de uma organização, de uma instituição, de uma tragédia, etc. Os estudiosos brasileiros estão pouco acostumados ao verdadeiro debate de idéias. O verdadeiro pesquisador deve se expor a uma crítica permanente.

A pesquisa qualitativa é de grande valia as ciências sociais. Grandes sociólogos e filósofos se prenderam a esse modelo para pesquisarem seus objetos echegaram a conclusão de que ela e mais alguns outros métodos são muito qualificadas para suas pesquisas. Comte, Durkheim, Weber, Dilthey, Lê Play, Kant, Morgan, Boas, Malinowski e tantos outros, assim como a Escola de Chicago deram a demonstração da importância da ciência baseada na objetividade e na profundidade de se aprofundar no conhecimento dos temas pesquisados.
Malinowski colocou emprática a observação participante, criando um modelo do que deve ser o trabalho de campo: o pesquisador através de uma estada de longa duração, deve mergulhar profundamente na cultura nativa, impregnando-se da mentalidade nativa; deve viver, falar, pensar e sentir como os nativos. Deve tomar cuidado para que dominado pela cultura nativa se esqueça de olhar criticamente para a determinada cultura.
Apesquisa da escola de Chicago tem a característica de querer produzir conhecimentos úteis para a solução de problemas sociais concretos que enfrentava a cidade de Chicago. Lá se designou um conjunto de pesquisas realizadas, a partir da perspectiva interacionista, particularmente depois de 1915; um de seus traços marcantes é a orientação multidisciplinar, envolvendo, principalmente, a sociologia, aantropologia, a ciência política, a psicologia e a filosofia.
As ciências sociais se revertem pelos atos sociais, e estes envolvem uma propriedade que não estão presentes em outros setores do universo abarcado pelas ciências naturais. A fenomenologia quer atingir a essência dos fenômenos, ultrapassando suas experiências imediatas. A etnometodologia tem o objetivo de compreender o dia-a-dia dohomem comum na sociedade complexa.

O estudo de caso é uma análise detalhada de um caso individual. Este método pretende adquirir conhecimento do fenômeno estudado a partir da exploração intensa de um único caso. É uma análise holística, a mais completa possível, que considera a unidade social estudada como um todo com o objetivo de compreendê-la em seus próprios termos. O estudo de caso reúne omaior número de informações possíveis coletadas por diferentes métodos para que se aprenda a totalidade de uma situação e se descreva a complexidade de um caso concreto.
Cada pesquisa com estudo de caso é única, portanto não é possível se estabelecer regras claras e precisas. O pesquisador deve estar preparado para lidar com as situações inesperadas da pesquisa, e muito comum surgirem coisas...
tracking img