Acidente na deepwater horizon

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2061 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ACIDENTE NA DEEPWATER HORIZON

DESCRIÇÃO DA SONDA

Deepwater Horizon era uma sonda petrolífera de desenho RBS-8D de 5ª geração, tipo MODU (Unidade de Perfuração Marítima Móvel), semi submersível, auto-propulsora, de posicionamento dinâmico e de operação em águas ultra-profundas, cujas brocas perfuravam o leito marinho, enquanto outro tipo de torres e plataformas eram utilizadas para produzirpetróleo de poços já perfurados. A torre tinha 121 metros de comprimento por 78 metros de largura, altura de 97,4 metros, profundidade de 41,5 metros e, de acordo com registros, era uma das maiores sondas de perfuração de águas profundas. Podia operar em águas de até 2400 metros de profundidade, e tinha uma profundidade máxima de perfuração de 9100 metros. A torre podia alojar até 130 membros datripulação.
A sonda semi-submersível navegava até a posição de perfuração e contava com pontões e quatro colunas que se submergiam parcialmente quando a torre era lastreada.
Essa sonda perfurou o mais profundo poço no mundo, com medição de 10.685 ms, em 2009, no poço do campo chamado Tiber Field.

CONSTRUÇÃO E HISTÓRICO DA SONDA

A sonda Deepwater Horizon foi construída em Ulsan, Coréia doSul por Hyundai Heavy Industries, contratada por R&B Falcon. O início da construção foi em 1998, e a entrega em fevereiro de 2001, depois da aquisição da R&B Falcon por Transocean. A operadora Transocean, através de sua subsidiária suíça Triton Asset Leasing, passou a operar a sonda sob bandeira de conveniência de Ilhas Marshall. Transocean alugou a sonda para a British Petroleum por contratosconsecutivos desde 2001 até 2013.
O custo da construção da sonda foi próximo de US 350 milhões.
Essa sonda esteve em atividade em vários poços de óleo no Golfo do México, como Atlantis, Kashida, além do gigante poço Tiber Fields.

ACIDENTE

A sonda Deepwater Horizon estava operando no field de prospecção de petróleo Macondo, no Golfo do México, a aproximados 75 Km a sudeste da costa daLouisiana, quando as 21:45 hs de 20 de abril de 2010 sofreu violenta explosão seguida de incêndio de grandes proporções, cujas tentativas de combate ou contenção foram infrutíferas. O fogo e luminosidade podiam ser vistos a dezenas de quilômetros, notadamente a noite. Após arder por aproximadas 36 hs a sonda afundou. Seus escombros estão a 1500 mt de profundidade e a 400 mt do poço.
O saldo de vítimas,divulgado na época indicava 17 feridos, alguns em estado grave, e 11 desaparecidos, considerados mortos.
Desde o dia da explosão o poço ficou jorrando petróleo continuamente até 19 de Setembro, quando, segundo anúncio do governo norte americano, o poço foi definitivamente selado.

CAUSAS DO ACIDENTE

Algumas fontes, informadas por funcionários da plataforma, citam como causa do acidente umabolha de metano que, escapando do well, disparou para cima pela coluna de perfuração, expandindo-se rapidamente ao eclodir contra lacres e barreiras, até explodir junto ao equipamento.
Esta sonda, como outras, possuía um sistema preventivo called BOP (Blow-out Preventer) que é acionado pelo operador, quando se detecta pressão anormal, tentando evitar uma explosão. Especula-se que o sistemafalhou ou não foi sequer acionado.
A descrição de um diretor de segurança e operação da BP mostra um conjunto de falhas técnicas e humanas: o desastre aconteceu porque o cimento que devia tapar o fundo do poço não cumpriu a sua função; porque o resultado de teste de pressão no interior do poço foi mal interpretado por engenheiros da BP e por funcionários da Transocean; porque os trabalhadores naplataforma demoraram mais de 40 minutos a perceber que havia uma fuga de gás e não foram capazes de o desviar para fora do poço; porque os sistemas de ventilação não impediram o gás de adentrar à sala de máquinas e finalmente porque a cavilha de segurança não conteve a saída do petróleo.
Na verdade há várias empresas envolvidas nesse trabalho, cada uma fazendo uma atividade diferente, mas todas são...
tracking img