Acidente na plataforma deep water horizon

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4209 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Acidente na Plataforma Deep Water Horizon
[pic]
Equipes de salvamento se aproximam da plataforma 'Deepwater Horizon' após a explosão, em 20 de abril: após acidente, o mundo se viu diante de uma situação inédita, escreve Jerry Borges: um vazamento submarino sem solução (foto: US Coast Guard).

No dia 20 de Abril de 2010, por volta das 21h local, no Golfodo México, uma explosão naplataforma de perfuração Deepwater Horizon, de propriedade da empresa Transocean e operando para a BP – British Petroleum, deu início ao que é registrado como um dos mais graves acidentes do setor de Exploração e Produção de Petróleo. A unidade afundou após 36 horas de intenso incêndio, deixando onze pessoas mortas, dezessete feridas e o poço Macondo, a 48 milhas náuticas da costa e 148 milhasnáuticas do porto de recursos mais próximo, no estado da Louisiana, aberto por 87 dias consecutivos no que é consideradoo maior vazamento da história dos Estados Unidos, talvez mesmo um dos maiores a nível mundial.
A torre estava na fase final da perfuração de um poço, na qual se reforça com concreto o poço (coluna de revestimento). Este é um processo delicado, pois há possibilidade de osfluidos do poço serem libertos descontroladamente. No dia 20 de abril de 2010 houve uma explosão na torre, e esta se incendiou. Morreram onze pessoas e outros 11 foram encontrados com vida.
Sete trabalhadores foram evacuados para a estação aérea naval em Nova Orleães (US) e levados para o hospital. Barcos de apoio lançaram água à torre numa infrutífera tentativa de extinguir as chamas. DeepwaterHorizon afundou-se a 22 de abril de 2010, em águas de aproximadamente 1500 metros de profundidade, e os seus restos foram encontrados no leito marinho a aproximadamente 400 metros a noroeste do poço.
A mancha de óleo no mar afetou de forma dramática o sector piscatório, suspendendo a actividade em grande parte da região. O estado de catástrofe natural foi declarado pelo Governo para osector d pesca nos estados norte-americanos de Luisiana, Mississípi e Alabama. A Casa Branca considerou o epsodio como "a maior catástrofe ambiental de todos os tempos nos Estados Unidos."
O acidente com a plataforma Deepwater Horizon foi responsável pelo vazamento de 4,9 milhões de barris de petróleo ao longo de três meses e garantiu, a primeira vista, uma série de desgraças para qualquerempresário da região.
O vazamento causou grandes danos ao habitat marinho e selvagem, assim como para a indústria da pesca e turismo do Golfo do México.  Navios Skimmers, booms flutuando (diques de contenção) , barreiras ancoradas e dispersantes foram utilizados na tentativa de proteger centenas de quilômetros de praias, pântanos e estuários do derramamento de óleo. 
A BP anunciou em 17de julho de 2010 ter conseguido estancar temporariamente o derrame de petróleo, depois de instaladas novas válvulas que conseguiram travar o derrame.
No dia 19 de setembro foi anunciada pela Guarda Costeira Americana a cimentação do poço referido perfazendo o seu isolamento definitivo.


Eventos Anteriores à Explosão
Cerca de cinco meses após o acidente uma comissão interna daBritish Petroleum formada por diversos profissionais do setor divulgou um relatório com a descrição dos eventos anteriores ao dia da explosão, desde o início do poço por uma outra plataforma até o descontrole do mesmo alguns minutos antes da primeira explosão a bordo da D. Horizon. Relata ainda todas as tentativas realizadas para tentar fechar o BOP e intervir no poço aberto. O relatório é concluídocom oito motivos considerados como chave para a ocorrência de tão grave acidente.
Desde o dia 19 de abril, após o assentamento da última coluna de tubulação, a principal operação era a acimentação desse pequeno trecho. Após a conclusão, um teste chamado pressão negativa teve início, para verificar a integridade do poço. Consiste em retirar a lama por outro fluido mais leve, fechar o BOP...
tracking img