Resumo a arte da guerra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (691 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Planejamento inicial:
Sun Tzu fala muito sobre planejamento. Planejar muito nos leva a vitória, planejar pouco nos leva a derrota. Devemos sempre estarmos atentos as circunstâncias, se elas foremfavoráveis devemos modificar nossos planos. Podemos lembrar dos artifícios para iludir, visando enganar o adversário com o uso da astúcia. O mais interessante caso ocorreu na Guerra de Tróia, ofamoso cavalo de tróia.

"Os combates são perdido por generais, não por pelotões ou fileiras." - General Ferdinand Foch

É interessante como Sun Tzu fala muito sobre quem realmente perde uma batalha.Como diria General William Creech: “Não há pelotões fracos, apenas líderes fracos”. O líder é que planeja a logística, é ele que deve ter o conhecimento prévio da situação climática, da época adequadae da hora, em função da localidade. É ele que tem influência direta no resultado da ação que deve ser executada sempre no momento certo e e condições favoráveis.

2) Administrando a guerra:Devemos usar o inimigo conquistado para aumentar nossa força militar, não podemos lutar por lutar, custa caro o esforço de se manter em uma guerra longa, temos que tirar proveito disso.

3) Estratégias deluta:
Vencerá aquele que quando preparado vai esperar para atacar quando o inimigo estiver despreparado. Devemos saber quando lutar e quando evitar a luta. Derrotar o inimigo em 100 batalhas não éexcelência suprema, a excelência suprema consiste em vencer o inimigo sem precisar lutar.

4) Disposições táticas:
A invencibilidade depende da defesa (único recurso de quem não é capaz de vencer) ea vitória depende do ataque (único recurso de quem é capaz de vencer). A sabedoria consiste em elaborar uma disposição tática que impossibilite a derrota e viabilize a vitória. O momento certo decada ação.

5) Energia combinada:
Não importa o número de soldados, importa que cada um tenha a sua responsabilidade. Assim, liderar 1.000 homens será a mesma coisa que liderar 100.

6) Detecção...
tracking img