Resumo vidas e obras de debret

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (269 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Jean Baptiste Debret nasceu em Paris, capital da França, em 18 de abril de 1768. Estudou pintura com um famoso artista francês chamado Louis David,que era seu primo. Gostava de pintar cenas históricas e seu talento era elogiado pelos críticos.
Em 1814, um triste fato abalou profundamente a vida deDebret: a morte de seu único filho, um rapaz de 189 anos. No dia 22 de janeiro de 1816, Debret embarcou rumo ao Rio de Janeiro, onde chegou no dia 26de março, maravilhado com a vista da Bahia de Guanabara.
Em 1829, montou a primeira exposição pública de arte no Brasil. O próprio Debret organizou epagou o catálogo dessa exposição, na qual foram exibidos 115 trabalhos: 33 dos professores e 82 dos alunos. No ano seguinte, Debret consegui montar maisuma exposição. Mas depois que ele voltou para a França, só em 1840 realizou-se uma outra exposição de arte no Brasil.
Quando voltou para a França em1831, levou com ele seu aluno Manuel Araújo de Porto- Alegre, para que este se aperfeiçoasse na arte da pintura. Na França, Debret escreveu e publicouum livro sobre o Brasil, ilustrando-o com desenhos e aquarelas. A esse deu o titulo de Viagem pitoresca e histórica ao Brasil.
Debret morreu em 1848,em Paris, com oitenta anos de idade. Mas sua obra não foi esquecida e é hoje uma valiosa fonte de informações para o estudo da História do Brasil.Debret provavelmente nunca pensou que se tornaria famoso no Brasil. Tão famoso a ponto de virar enredo de escola de samba no seu querido Rio De Janeiro
tracking img